1º Festival Indígena de Conde celebra a força e luta dos povos originários no município
Uma tarde celebrando a identidade e a luta dos povos originários, marcou a primeira edição do Festival Indígena de Conde, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política e a Gerência Executiva de Diversidade Humana, reunindo na Aldeia Nova Conquista, mais de 300 indígenas de diversas etnias.
O município de Conde tem três aldeias indígenas: a Aldeia Vitória, em mata da Chica, a Aldeia da Barra, em Barra de Gramame e a Aldeia Nova Conquista, em Tambaba. No evento, estiveram presentes representantes das aldeias, da FUNAI e o Procurador geral da República, José Godoy.
“Com a realização do Festival Indígena, o Conde mostra que vai além do turismo de Sol e Mar. O nosso município é rico em diversidade cultural e étnica. São quilombos, assentamentos, aldeias indígenas e hoje temos a prova que o Conde é grande e acolhe a todos. Este momento é extraordinário e eleva o trabalho de inclusão do município”, disse a Prefeita Karla Pimentel.
O Procurador José Godoy reforçou que o município de Conde se destaca em criar um espaço direcionado exclusivamente para a divulgação da cultura dos povos originários e o trabalho de inclusão de forma geral. “O Conde é dono de um território muito rico e diverso de cultura e também de povos. Esse momento que a Prefeitura está realizando em parceria com as Aldeias, tem um significado muito importante para a celebração da identidade da população indígena, não só do município, mas de toda a Paraíba”, afirmou.
Durante o festival que foi aberto à visitação, o público pode conhecer mais da cultura Tabajara, através de exposições fotográficas, de artigos produzidos pelos próprios indígenas, como as peças em cerâmica, artesanato e também a gastronomia Tabajara. Na parte musical, se apresentaram os artistas contemporâneos, Clara Potyguara e Siba Carvalho.
“Em nome de todas as aldeias do município de Conde, só tenho a agradecer pela realização deste momento de união com nossos irmãos Tabajaras e também os Potiguaras, Fulniôs, Kariri Xocó, Xukurus e todos que estiveram presentes neste festival que foi apenas o primeiro e com certeza no ano que vem, vamos reunir ainda mais irmãos aqui em nosso município”, afirmou o Cacique Ednaldo Tabajara.
LITORAL PB