Grupos online de mulheres oferecem apoio e conhecimento na Grande João Pessoa
Conversando sobre investimentos em uma mesa de amigas no Dia Internacional da Mulher dde 2019, a administradora, Juliana Galdino percebeu algo curioso. Por que economia não é um assunto corriqueiro em um grupo de mulheres? “Foi quando vimos que mesas assim deveriam ser mais comuns e que nós deveríamos fazer algo para que mais mulheres pudessem conversar sobre esse assunto e ter um grupo para se apoiar”, relata.
O “Miga, Fique Rica!” surgiu da iniciativa de seis amigas e hoje é um grupo de WhatsApp com 180 participantes, em que elas falam sobre Selic, CDI, IPCA, impostos, tipos de investimento, tudo em uma perspectiva feminina.
Este não é o único grupo de mulheres na região metropolitana de João Pessoa. O movimento de fortalecimento e criação de uma rede de apoio feminina através das redes sociais é algo que acontece já algum tempo por todo o Brasil e no estado. De fácil acesso e barato, o WhatsApp se mostra como a ferramenta perfeita para estes grupos, que vão além de uma simples conversa, e se transformam em fonte de conhecimento e confiança para mulheres.
Além de conselhos financeiros, o Miga Fique Rica! se encontra mensalmente, em João Pessoa, para afinar os relacionamentos formados virtualmente, fortalecer essa rede e compartilhar conhecimento que ajudam mulheres a atingir sua independência financeira. Os encontros acontecem na capital, mas o grupo possui mulheres de todo o estado.
Além disso, é importante que o grupo seja só de mulheres. Juliana viu que assim elas se sentem mais seguras e à vontade para participar. “Percebemos que muitas pessoas não investem por achar que é algo muito complexo e, além disso, muitas mulheres se sentem intimidadas por ser um meio muito masculino”, explica a administradora.
A grande maioria das participantes se conhece pessoalmente e o Fala, miga! realiza periodicamente encontros na casa de uma delas ou em algum lugar de João Pessoa, para descontração, troca de vivências e fortalecimento de laços. Os relatos e desabafos pessoais são frequentes, bem como a troca de apoio de mulheres que, mesmo com vivências diferentes, passam por situações parecidas. “O feminismo é um tópico, assim como outros temas relevantes abordados atualmente”.
“Eu sentia a necessidade de interligar as meninas que eu conheço. Porque eu vejo que eu tenho uma amiga que se daria muito bem com esse outra amiga, elas passam por coisas parecidas (…) Homem tem essa união, então porque não nos reunir? Acho que tem muito mais para enriquecer a gente juntas do que cada uma no seu canto. Eu acho que deu e tá dando muito certo”.
Diário da Paraíba com G1PB