Pernambuco registra primeira morte de paciente com coronavírus e chega a 46 casos confirmados

Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (25), a primeira morte de paciente diagnosticado com o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro do Recife. Ele tinha sido diagnosticado com a doença Covid-19 no dia 18 de março e foi internado no dia 20.

Também nesta quarta-feira, a SES registrou mais quatro confirmações para o novo vírus, contabilizando 46, ao todo. De acordo com a pasta, o paciente que morreu tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica.

Inicialmente, o homem foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na quinta-feira (19), com febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. Ele foi atendido na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc.

No Huoc, o homem foi medicado com antibiótico e antiviral indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), como diz o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

O idoso, segundo o governo, teve melhora no quadro respiratório e infeccioso, mas, como ele tinha outras doenças, ele teve uma piora no funcionamento dos rins e precisou, na terça-feira (24), passar por hemodiálise, procedimento que, a partir dos 80 anos de idade, é considerado de risco.

Na manhã desta quarta, durante a sessão, o homem teve uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, ele morreu.

Boletim

O total de 46 casos está distribuído em seis municípios de Pernambuco, mas há, também, um paciente de outro estado e outros três de outros países, todos com passagem por Pernambuco. A morte ocorreu um dia depois de a SES anunciar que não houve novas confirmações, na terça-feira.

Do total de casos confirmados, 10 estão internados em hospitais, sendo sete na rede privada e um na rede pública. Trinta pacientes cumprem isolamento domiciliar e cinco pacientes tiveram cura clínica comprovada.

Diário da Paraíba com ClickPB