A inédita Hyundai Santa Cruz foi flagrada mais uma vez em testes pelo pessoal do Automedia, só que agora em um campo de provas na gélida Finlândia. A picape deve ser lançada em algum momento no segundo semestre deste ano. A pandemia atrasou mais ainda a já tardia produção – e lá se vão seis anos desde a apresentação do conceito em 2015 no Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
Apesar de mais camuflagem que o flagra anterior, já é sabido que a picape vai adotar a nova linguagem visual da Hyundai. A porção frontal é a cara da nova geração do Tucson, embora a picape seja baseada no Santa Fe. A lateral já havia sido exposta sem camuflagem (confira o flagra da carroceria nua) e tem como maior diferença o fato da Santa Cruz ser cabine dupla na versão de produção, enquanto o conceito usava cabine estendida.
A traseira é o ponto mais misterioso que nenhum flagra até hoje conseguiu decifrar. E pode ser a parte que menos mudou em relação ao conceito. As lanternas têm o mesmo formato horizontal e parecem bem alongadas. A iluminação será de LEDs. Por sua vez, a tampa pode ser bipartida.
A Hyundai está se espelhando na Honda Ridgeline, picape intermediária baseada em uma plataforma monobloco, e não cabine sobre chassi, como é nas tradicionais. O utilitário da rival tem 5,33 metros de comprimento, pouco mais que os 5,31 m de uma Hilux. Ou seja, a Santa Cruz terá porte equivalente ao das nossas médias.
A produção vai começar em 2021 em Montgomery, Alabama, justamente a fábrica que produz o Santa Fe. Já está confirmado que a picape o mesmo 2.0 turbo de 241 cv e 35,9 kgfm do SUV, mas também pode oferecer o 2.4 aspirado de 187 cv e 24,6 kgfm. Seja como for, é certo que não é o motor menor que está levando todo esse peso. O câmbio será sempre automático de oito marchas, com opção de tração dianteira ou integral.