7 de setembro: Paraíba comemora 200 anos da independência com desfiles em João Pessoa, Campina Grande e Patos

O Dia da Independência, comemorado neste 7 de setembro, será de desfiles cívico-militares em diversos locais da Paraíba. Haverá cerimônias em João Pessoa, Campina Grande e em Patos, nesta quarta-feira. Essa edição marca a retomada dos desfiles em João Pessoa após o pico da pandemia do novo coronavírus, que interrompeu as atividades presenciais. O ano de 2022 também marca os 200 anos de comemoração da independência do Brasil.

Confira, abaixo, a programação do Dia da Independência para João Pessoa, Campina Grande e em Patos:

João Pessoa

Tradicionalmente, o desfile cívico-militar em João Pessoa acontecerá na Avenida Duarte da Silveira, em frente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Cerca de 4,5 mil participantes devem desfilar, entre profissionais das Forças Armadas, dos órgãos estaduais de Segurança Pública e membros de escolas e entidades de classe. A expectativa é de que o evento reúna um público em torno de 15 mil pessoas.

Às 7h20, as autoridades embarcam no veículo blindado para a revista das tropas militares. Às 7h45, acontecerá o hasteamento do Pavilhão Nacional e, às 8h, será iniciado o desfile cívico-militar, com a passagem das Forças Armadas, dos órgãos de Segurança Pública, das escolas e, em seguida, das entidades de classe.

Campina Grande

Campina Grande terá o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da cidade, realizado pontualmente às 7h, na Praça da Bandeira. Participarão do hasteamento o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o representante do Governo do Estado, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Arilson Valério e o comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTZ), Wellington Junio Matheus Pires.

Após o hasteamento, o comandante do 31º BIMTZ fará a revista às tropas e em seguida dará início ao desfile cívico-militar, que este ano traz como tema “Explorando as nossas raízes e a nossa cultura”. A programação em Campina contará com a participação de 58 instituições, incluindo militares, escolas, bandas, fanfarras e outras instituições civis. A expectativa é de que o evento reúna, aproximadamente, seis mil pessoas na avenida.

A concentração das instituições está reservada para uma via da Avenida Floriano Peixoto (sentido Catedral), na altura da Praça Clementino Procópio. O desfile se estenderá no decorrer da Floriano Peixoto, sentido Viaduto ao Teatro Municipal Severino Cabral (onde ocorrerá a dispersão). Como tradicionalmente acontece, um palco estará montado na Praça da Bandeira (lateral do Colégio das Damas) onde ficarão as autoridades realizando a entrega dos troféus às instituições.

Distritos

Em Galante, o desfile será iniciado às 14h30 desta quarta-feira, com a participação de 19 instituições e deverá ser finalizado às 17h. A concentração será em frente à igreja católica com dispersão na praça central.

Já em São José da Mata, o desfile acontecerá no próximo domingo, 11 de setembro, com início às 14h30, reunindo 18 instituições. A concentração acontece na PB-115, com início do desfile em frente ao Mercadinho São José até a dispersão no Mercado Público de São José da Mata.

Patos

Patos terá desfile cívico, na tarde desta quarta-feira, com o cortejo militar e as instituições. O evento começa às 16h, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, seguido da Revista das Tropas e o desfile de abertura com os Três Poderes.

Haverá, na sequência, o desfile da Filarmônica 26 de Julho, e das equipes do Tiro de Guerra 07/002, do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da STTrans e do Samu.

Logo após, desfilarão as instituições Desbravadores, Judô Cultural, Operação Resgate, Askapan, Lobo Fire – Academia de Bombeiros Civis e a equipe do Sesi – Dionísio Marques de Almeida.

ClickPB