Bolsonaro zomba de Brigitte Macron em comentário no Facebook e é acusado de sexismo

Em guerra com o presidente francês, Emmanuel Macron, que o criticou pela série de queimadas na Amazônia , Jair Bolsonaro endossou um comentário de um internauta no Facebook, que zombava da mulher de Macron, Brigitte, 24 anos mais velha , e foi criticado nas redes sociais.

A imprensa francesa também repercutiu o comentário, chamando o brasileiro de sexista.

No sábado, um seguidor postou foto dos dois casais em um post do presidente brasileiro, com a legenda: “Agora entende por que Macron persegue Bolsonaro?”. O próprio respondeu: “Não humilha cara. Kkkkkkk”.

O comentário foi acompanhado de uma montagem: de um lado, Emmanuel Macron e sua mulher Brigitte; e, do outro, o presidente brasileiro e sua mulher, Michelle, 27 anos mais jovem.

A resposta de Bolsonaro viralizou e foi repercutida na imprensa francesa, que criticou a atitude sexista do presidente. Brigitte tem 66 anos.

A diferença de idade foi usada na campanha pelos adversários, mas o presidente francês rebateu dizendo que se ele tivesse 20 anos a mais, “ninguém pensaria por um segundo que não poderíamos estar legitimamente juntos”.

No Twitter, a hashtag #calabocabolsonaro também se espalhou. Algumas personalidades reagiram para mostrar sua indignação.

“Esperei confirmação pra saber se era real o print. E é.

O Bolsonaro DEBOCHOU DA BELEZA DA ESPOSA DO MACRON COMPARANDO COM A SUA. Vocês conseguem entender o nível disso? Imaginem o Presidente de qualquer país sério fazendo algo assim. Sério, tenta imaginar. Que nojo, q patético.”, escreveu o youtuber Felipe Neto.

“O fato de uma pessoa tentar ofender uma mulher por sua aparência física, por si só já é vergonhoso. Quando essa pessoa é Chefe de Estado, é vergonha nacional. Se envolve a Primeira-Dama de uma nação amiga, vira vexame diplomático. Nosso Presidente é um moleque!”, escreveu a escritora e roteirista Antonia Pellegrino na rede social.Dias antes, o deputado Eduardo Bolsonaro , filho do presidente e candidato à embaixada nos EUA, havia replicado um vídeo chamando o presidente francês de “idiota”.

No início do mês, Bolsonaro cancelou, no último minuto, um encontro com o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian e publicou um vídeo no Facebook enquanto cortava o cabelo, no mesmo horário em que estava programada a reunião. Le Drian , ironizou o que chamou de “urgência capilar ” do presidente brasileiro.