João Azevêdo demonstra otimismo com Hugo Motta na presidência da Câmara

A desistência do atual presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, da candidatura à presidência da Câmara Federal, abriu a possibilidade para o deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), que é o líder do partido na Casa, entrar na disputa pela sucessão do deputado Arthur Lira. Marcos Pereira já manifestou publicamente apoio à eleição do paraibano.

O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB), demonstrou otimismo em relação a informação que vem ganhando destaque nacional e força no Congresso Nacional, de que o deputado federal paraibano Hugo Motta (seja o próximo nome eleito para presidir a Câmara dos Deputados com o apoio do atual presidente Arthur Lira (PP) e do presidente Lula (PT).

O chefe do executivo estadual afirmou que está na torcida para que o nome do presidente estadual do Republicanos na Paraíba se torne um consenso. “Estou torcendo muito, do fundo do coração, por toda a habilidade política que Hugo tem. Primeiro, porque é extremamente honroso para a Paraíba ter um presidente da Câmara”, afirmou durante entrevista.

Segundo João Azevêdo, Hugo Motta nasceu para a política e cumpre o seu papel com muita competência e caso se concretize a ascensão de Motta à presidência da Câmara, haverá um impacto no processo eleitoral de 2026, na Paraíba.

“Isso tem um impacto em 2026. Hugo está no processo, digo está, porque não sei quando ele vai assumir ou se vai assumir. Isso é uma discussão ainda, mas acontecendo, vamos sentar e ver como vamos fazer”, declarou o governador.

A declaração do governador foi dada após o anúncio de que o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara. Pereira, que até então era considerado um dos principais concorrentes ao cargo, decidiu apoiar a candidatura de Hugo Motta, fortalecendo ainda mais o nome do parlamentar paraibano na corrida pela liderança da maior casa legislativa do país.

Hugo Motta é tido, desde o começo da corrida, como um nome capaz de agradar a Lira, às diversas alas do Congresso e até mesmo ao governo, que tem rejeição a Elmar Nascimento, visto como fiel escudeiro de Lira.

Para alguns analistas políticos, ao abdicar de sua candidatura à presidência da Câmara e apoiar Hugo Motta, o deputado Marcos Pereira tenta encurralar o presidente do da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O deputado federal Hugo Motta já começou a articular um consenso em torno de seu nome para disputar a presidência da Câmara dos Deputados, na sucessão ao atual presidente, Arthur Lira. Ontem, quarta-feira (04/09), Motta se reuniu com o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados está marcada para fevereiro de 2025, e com o apoio de figuras-chave como o presidente da Casa, Arthur Lira, além de diversos partidos da base governista e do centro, Hugo Motta emerge como um forte candidato para ocupar o cargo.

Na Câmara Federal, a bancada paraibana é formada por 12 deputados. Atualmente, a Paraíba conta com um representante na vice-presidência do Senado Federal, o senador Veneziano Vital, do MDB. O último paraibano na Câmara foi Efraim Morais no ano de 2003.

SL
Diário da Paraíba com PB Agora