“Parem de politizar o vírus”, diz China em resposta às acusações dos Estados Unidos

O embaixador chinês da Organização das Nações Unidas (ONU), Zhang Jun, fez indagações ao governo americano, rebatendo críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O discurso em resposta à acusações sobre a postura do país Chinês em combate ao novo coronavírus, foi realizado nesta quinta-feira (24), durante uma reunião por videoconferência do Conselho de Segurança sobre o futuro da governança global.

O embaixador defendeu o posicionamento do Partido Comunista Chinês com relação às medidas de combate ao covid-19, acusando o governo americano de propagar desinformação sobre a doença a partir do número de mortos em Washington, estado localizado na região do Noroeste Pacífico dos Estados Unidos.

Com essa suposição, o embaixador justificou que o governo americano não estaria com o direito de culpá-los por propagar o vírus causador da doença. “Antes de apontar o dedo aos outros, qual é a causa dos sete milhões de casos de infecção e mais de 200.000 mortes nos Estados Unidos?”, questionou Zhang Jun durante a reunião.

Ainda durante o discurso, o embaixador disse que a atitude de julgamento do governo americano “não resolverá nenhum problema”, e pediu que os Estados Unidos “parem de politizar o vírus (…) uma grande potência deve se comportar como uma grande potência”.

A atitude do embaixador gerou controvérsias durante a reunião, principalmente por parte da embaixadora americana Kelly Craft, que reiterou as acusações feitas pelo presidente Donald Trump, se posicionando contra a postura do embaixador chinês.

“A decisão do Partido Comunista Chinês de ocultar a origem deste vírus, de minimizar seu perigo e de suprimir a cooperação científica, transformou uma epidemia local em uma pandemia global”, denunciou a embaixadora americana antes de sair da reunião e ser substituída por um diplomata de segundo escalão da missão dos Estados Unidos na ONU.

As acusações feitas pelo presidente Donald Trump com relação a postura do governo Chinês em silenciar-se sobre a origem do vírus causador da coivd-19, foram feitas na terça-feira (22), durante um evento na Assembleia Geral da ONU. Em discurso, o líder americano apontou a China como responsável pela disseminação do coronavírus no mundo.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba