Testagem nas urnas garante a segurança do voto, diz TRE sobre eleição simulada

O juiz José Ferreira Ramos Júnior, membro titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na categoria Juiz de Direito, em entrevista concedida ao programa vespertino Primeiro Plano, exibido pela TV Manaíra em João Pessoa, explicou como é executado às eleições simuladas, e enfatizou a função e importância do procedimento de auditoria nas urnas eletrônicas.

De acordo com o juiz José Ferreira, a Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica das Eleições tem como intenção avaliar o desempenho das urnas eletrônicas enquanto contabilização e segurança, a fim de garantir coerência entre os resultados obtidos nos boletins das urnas, e também, dos relatórios emitidos pelo sistema, conforme as cédulas da auditoria e o registro digital dos votos apurados.

“As urnas foram sorteadas na véspera do dia quartoze, foram transferidas para a Capital e aqui, na sede do TRE-PB, são submetidas à uma eleição simulada. Conta-se como se fosse uma sessão eleitoral, exatamente igual, com mesários e a participação de todos os servidores daqui do Tribunal”, diz o juiz José Ferreira sobre o funcionamento das eleições simuladas durante entrevista ao programa Primeiro Plano.

“A grande importância (do procedimento de auditoria) é demonstrar a segurança garantindo que, de fato, o eleitor ao depositar o seu voto na urna eletrônica no dia quinze de novembro, ao fim do dia, terá o voto efetivamente apurado naquele candidato que ele escolheu”, completou o juiz.

A auditoria de urnas eletrônicas é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. A reunião de instalação da Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica das Eleições de 2020 aconteceu na segunda-feira (21), no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), no bairro Tambiá.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba