ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A influência da liderança positiva no ambiente laboral: Contribuições da Psicologia Positiva para organizações, trabalhadores e equipes

No Brasil, o atual cenário das empresas é de grandes transformações porque existe a necessidade de novas formas de relacionamento com o mercado de trabalho, os concorrentes, os colaboradores e a sociedade. As empresas se veem obrigadas a mudar, pois, o que funcionava e antes dava certo, hoje não funciona e nem apresentam bons resultados. A todo tempo, percebemos a necessidade de criar e ofertar novidades nos produtos e serviços possibilitando a reorganização e outras maneiras de atividades, de negócios, de competências e, consequentemente, de um novo modelo de liderança.

As várias transformações e mudanças ocorridas no mercado de trabalho durante a pandemia do coronavírus, provocou o movimento situacional no perfil das lideranças no que diz respeito as empresas. Isso tudo radicalmente muda o modo como as elas se organizam e gerenciam as pessoas. Continuar com a antiga forma de gestão é quase inviável.

Por esse motivo é importante dentro da empresa uma readequação na organização para que se tenha mais flexibilidade e inteligência emocional entre os líderes e os colaboradores. Diante dessa ‘orquestra sinfônica’, em que o líder se torna um maestro, surge a liderança positiva, que traz um modelo em que o gestor valoriza as forças, as virtudes individuais dos membros da sua equipe gerando confiança, estímulos a proatividade e fortalecendo o compromisso do indivíduo. Assim, proporcionando autoconfiança e autonomia em cada um deles. Mandar, impor, nunca mais!

“O desafio da liderança positiva é influenciar e mobilizar as pessoas, no sentido de desenvolver motivação para fazer o que “deve” ser feito. É ajudar a criar o novo e mobilizar seus liderados para implantarem as mudanças. Pessoas flexíveis, adaptáveis, confiantes e otimistas vão superar outras, mais rígidas, medrosas e pessimistas, difíceis de mudar”, disse o analista de Planejamento Pleno na Stauff Brasil, Atlan Barbosa.

O conceito de Liderança Positiva estar ligada ao desenvolvimento da Psicologia Positiva e dos estudos de análises e avaliações das pessoas em empresas que apresentaram resultados espetaculares. A liderança positiva mostra que, para obter resultados excepcionais, os líderes devem aprender a criar um ambiente extremamente positivo no trabalho. O engajamento é despertado. A empresa Gallup em seu estudo, no relatório State of the Global Workplace feito em 142 países, mostra uma excelente notícia para o Brasil: 27% dos brasileiros que trabalham para um empregador, são engajados, ou altamente produtivos e comprometidos em prover valor para suas empresas.
O exercício da liderança positiva e ser um bom líder supõe o cultivo de um clima positivo desenvolvendo relacionamentos, fazendo uma eficiente comunicação e promovendo nos liderados uma percepção de sentido e significado do seu trabalho.

A psicóloga Gicelle Bonifácio, em seu estudo realizado em 2022 com líderes de uma Companhia de Saneamento, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, revelou que “esses percebem suas emoções e são capazes de identificar que já agiram por impulsividade no exercício da liderança”. Segundo a profissional, eles se arrependem e o impulso se deu justamente pela dificuldade em se colocar no lugar dos outros, de perceber as emoções dos liderados.
Portanto, para se implantar o modelo de Liderança Positiva é preciso ir além da mudança de comportamentos e atitudes. É necessário o desenvolvimento de novas crenças e valores. Ter coragem de acreditar que se pode ir mais longe, confiar na capacidade e nas forças de caráter das pessoas, nas possibilidades do virtuosismo e da excelência acima do limite.

Gicelle Bonifácio com Diário da Paraíba