Acusado de mentiras e farsas, Instituto coloca Veneziano no 2º turno na disputa pelo Governo

Acusado de mentiras e farsas, o Instituto Veritá Pesquisas divulgou no início da tarde desta terça-feira (06) pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado e Senado na Paraíba. Os números, surpreendentemente, divergem de todas as outras pesquisas e coloca o candidato a governador, Veneziano Vital (MDB), no segundo turno, ao lado do governador João Azevêdo (PSB).

Em todas as outras pesquisas (IPEC, Datavox, Opus e Real Time Big Data) Veneziano está em último, mas no Veritá o candidato Vené aparece muito bem. Pelos números do Instituto Veritá, o candidato João Azevedo tem 28,7% das intenções de voto; Veneziano assume a 2ª posição com 18,6%; Nilvan Ferreira (PL) vem em 3º, com 17,8%; Pedro Cunha Lima em 4º, com 15,5%, seguido de Adjany Simplicio (PSOL) 1,1%, Major Fábio (PRTB) 0,5%, Adriano Trajano (PCO) 0,4% e Antônio Nascimento (PSTU) 0,1%.

Farsas e Mentiras

Numa rápida pesquisa no Google, é fácil perceber que o instituto tem uma reputação bastante duvidosa. O Veritá é um velho conhecido da política nacional. Na eleição de 2014, o instituto divulgou pesquisa com Aécio Neves 10 pontos à frente da ex-presidente Dilma. Quando abriram as urnas, Aécio Neves perdeu até em Minas Gerais.

O caso foi denunciado pelo jornal Folha de São Paulo, que publicou a seguinte matéria: CAMPANHA DE AÉCIO USOU PESQUISA COM DADOS ENGANOSOS

Senado

Para o Senado Federal, o candidato do PT: Ricardo Coutinho, também lidera. De acordo com a pesquisa, Ricardo Coutinho (PT) tem 26,5%; Efraim Filho (União Brasil), 15,3%; Pollyana Dutra (PSB) com 8,2 %. O candidato Bruno Roberto (PL), aparece em quarto lugar com 8%, Sérgio Queiroz (PRTB) teve 5,8% das intenções de voto. Já Alexandre Soares (PSOL) ficou com 1,5%, André Ribeiro (PDT), 1,4%, Manoel Messias (PCO) 0,5%.