Agenda de atividades do Polo Extremotec é discutida por secretário
O Secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Durval Ferreira, realizou mais uma reunião técnica para traçar as ações do Polo Extremotec da capital paraibana. Desta vez, a pauta foi discutida com o diretor presidente do Polo, Daniel Targino, com o objetivo de definir uma agenda a ser seguida.
“Estamos dando um passo de cada vez, estruturando e dando direcionamento aos nossos trabalhos”, disse Durval Ferreira, durante a reunião realizada ainda na semana passada, na sede da Extremotec. Durval também responde pela presidência do Conselho de Administração da Extremotec.
Localizado na cidade de João pessoa, nas proximidades do ponto mais oriental das Américas (Praia do Seixas) e do Farol do Cabo Branco, o Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec) é um parque tecnológico pensado para atender a vocação de mercado de João Pessoa, com extensão para todo o estado da Paraíba.
O Polo já possui uma sede provisória onde também funciona a sede da Secitec, às margens da BR-230. O local possui 10.170 metros quadrados de área e também tem espaço para feiras e eventos de tecnologia promovidos pela PMJP e por entidades ligadas ao mercado de tecnologia da cidade.
A estrutura de funcionamento do Polo é baseada em um modelo conhecido mundialmente por “hélice tríplice”, envolvendo governo, iniciativa privada e academia, presente em toda base de construção de iniciativas de inovação em todo o mundo.
O Polo Extremotec atua no setor de tecnologia da informação (TI) e objetiva fomentar a economia criativa (EC), oferecendo um ambiente que incentive novos negócios para estimular o desenvolvimento de startups, atraindo indústrias e empresas da EC.
O polo também atua no apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em ciência e tecnologia. A ênfase em desenvolvimento de sistemas, programação, desenvolvimento de softwares, aplicativos mobile, jogos eletrônicos, projetos de moda e marketing abre oportunidades para empresas do ramo que podem ter acesso a incentivos fiscais, como a redução da alíquota do ISS até o limite de 2%.
Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa tem como missão instituir políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no município; promover ações de inclusão digital; planejar, executar e orientar soluções tecnológicas para proporcionar melhorias e modernização dos processos administrativos e dos serviços públicos municipais.