ALPB concede medalha Padre Rolim ao professor da UFCG Jardel de Freitas Soares

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta sexta-feira (6), a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolin – Padre Rolin – ao professor doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Jardel de Freitas Soares, e tornou Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba o curso de Direito de Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da UFCG, que completa 50 anos. A solenidade proposta pelo deputado Júnior Araújo aconteceu no plenário da Casa Epitácio Pessoa e contou com a participação de forma virtual do deputado André Gadelha e com as presenças do procurador da ALPB e ex-deputado estadual Jeová Campos, e do reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes Filho.

O deputado Júnior Araújo destacou que a Medalha Padre Rolim é destinada a personalidades de destaque das áreas educacional e religiosa do Estado da Paraíba. O professor Jardel de Freitas Soares, segundo o parlamentar, é um educador com um vasto currículo profissional e que tem contribuído com a formação de inúmeros profissionais do Direito, vindo de todo o Brasil e que buscam conhecimento em nosso estado.

“O professor Jardel é diretor do campus na UFCG da cidade de Sousa, um campus que deu uma grande contribuição ao desenvolvimento educacional do Estado, através de vários cursos, curso de direito, de administração, de contabilidade, e isso mostra justamente a importância da Casa e das pessoas fazerem esse reconhecimento ao professor Jardel, através da medalha Padre Rolim, que é justamente uma honraria que leva o nome de um cajazeirense, que, ao longo de sua vida, deu contribuição ao desenvolvimento da educação, influenciando vários estados nordestinos”, declarou o deputado.

Também autor da proposta de tornar o curso de Direito da UFCG Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba, Júnior Araújo afirmou que esta homenagem foi dedicada a todos que ao longo dos 50 anos de existência do campus de Sousa, do curso de Direito de Sousa, deram uma vasta contribuição à educação. “Nós temos desembargadores que por lá passaram, estudaram em Sousa, e hoje, estamos aqui contando com a presença do nosso magnífico reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes, também sertanejo, e que veio prestigiar essa solenidade”, comemorou Júnior Araújo.

“Uma homenagem justa. Quero parabenizar o autor desta propositura, deputado Junior Araújo. A Universidade de Direito de Sousa sempre foi uma referência de um grande curso, sempre se destacando nas principais avaliações. A homenagem de hoje são para os 50 anos de história, 50 anos de luta. Quantos promotores, quantos advogados, quantos juízes, quantos defensores do direito saíram por aquela porta. Então, é extremamente importante, nesse momento, a gente fortalecer a instituição. Nós precisamos fortalecer a nossa universidade”, avaliou o deputado André Gadelha.

Para o reitor da UFCG, Antônio Fernandes, retornar à Assembleia para acompanhar duas homenagens é motivo de comemoração extra. Ele, que também já foi agraciado com a mesma medalha, ressaltou o trabalho realizado desde a criação do curso de Direito na instituição. “Ter o curso de Direito reconhecido pela Assembleia é motivo de gratidão imensa, já que é a maior representação do povo paraibano. E quando essa homenagem reverbera em um dos nossos docentes, a felicidade duplica”, relatou.

Atual diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – campus Sousa, o professor Jardel tem desempenhado atividades que resultam na expansão do centro de ensino, oferecendo maiores chances aos estudantes através de programas e projetos que tornam o ensino público acessível e de qualidade.

Grato pela homenagem, o professor Jardel fez questão de ressaltar a trajetória dos profissionais anteriores a ele. “É com muita alegria que recebo essa medalha Padre Rolin, o mestre dos mestres, que ensinou a Paraíba a ler. Se hoje estou aqui, sendo homenageado, é porque existiram tantos outros iguais ao Padre Rolin, que construíram todo o caminho para que eu pudesse ser agraciado”, comemorou.

A solenidade contou ainda com a presença da defensora pública Remédios Mendes, representando a Defensoria Pública do Estado da Paraíba; do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS da UFCG, professor doutor José Idemário Tavares de Oliveira; do coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Direito do CCJS da UFCG, Eduardo Jorge Pereira de Oliveira; do advogado Hugo Moreira, representando a OAB de Cajazeiras, além de amigos, familiares, professores e estudantes da instituição.

Agência-ALPB