ALPB concede título de cidadão paraibano ao engenheiro civil Joel Krüger

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (12), para entregar o título de cidadão paraibano ao engenheiro civil paranaense Joel Krüger, pelos relevantes serviços prestados ao estado; além de celebrar o Dia do Engenheiro e os 20 anos do Código de Ética Profissional. O evento, proposto pelo deputado Raniery Paulino, aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea/PB), em João Pessoa.

Na oportunidade, foram entregues Votos de Aplauso, aprovados pela Assembleia Legislativa, para os engenheiros Hugo Paiva, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba; Leidson Leitão, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado da Paraíba; Carmem Eleonora C. Amorim Soares, Coordenadora Nacional das Comissões de Ética dos Creas; e Simone Guimarães, responsável pela implantação da plataforma BIN na Paraíba. Também foram homenageados na solenidade o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), Antônio Fernandes Filho (que não pode comparecer); e o engenheiro civil José Silvino, que receberam a Medalha do Mérito Confea/Crea.

Na justificativa da homenagem, o deputado lembrou que Joel Krüger, ao chegar à presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no ano de 2018, promoveu a interiorização como uma demanda de caráter nacional, de forma a que todos aqueles que assimilaram e recepcionaram a iniciativa em outros estados brasileiros receberam, por conseguinte, o aval para implantação. O deputado também destacou o trabalho de todos os homenageados como Voto de Aplauso, “que também prestam grandes serviços ao estado da Paraíba”.

“Joel Krüger é um exemplo de líder da engenharia nacional, um homem empreendedor de boas práticas e ideias, notadamente na área da educação. Nessa esteira, a dedicação para ampliação dos serviços oferecidos à população pelo CREA/PB faz o homenageado ser merecedor da outorga desse título”, acrescentou Raniery Paulino.

O engenheiro Joel Krueger desatacou o trabalho “muito intenso” que desenvolve, há anos, com engenharia, na agronomia e geociências em parceria com o Crea/PB, trazendo recursos para investimentos em infraestrutura, em instalações, capacitação valorização profissional e cursos para fiscalização. “Este título é muito importante para mim, para o meu currículo. Para mim é uma honra muito grande me tornar Cidadão Paraibano. Terei sempre o orgulho muito grande de poder me apresentar, em todos os lugares, como paranaense de nascimento e paraibano de coração”, disse.

O presidente do Crea/PB, Hugo Paiva, destacou a importância da data de ontem (11/12), que celebra Dia do Engenheiro e os 20 anos do Código de Ética Profissional da categoria. “Em tudo o que fazemos nas nossas vidas tem a presença da engenharia. Ela é necessária em tudo. E nesta data me sinto feliz por poder abraçar os excelentes profissionais que temos em nosso estado. E não poderia também deixar de salientar o trabalho desse excelente profissional e grande parceiro da Paraíba, e que nos representa: Joel Krüger. Ele, que tem nos ajudado sempre e auxiliando as nossas ações, é grande merecedor dessa homenagem”, finalizou.

O presidente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Marcelo Cavalcante, representou o governador João Azevêdo no evento, que foi prestigiado também por diretores e ex-diretores, servidores e colaboradores da entidade, além de representantes de entidades nacionais e regionais representativas da categoria.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Joel Krüger nasceu em Curitiba (PR), onde se graduou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Université de Technologie de Compiegne e em Didática no Ensino Superior (PUC-PR). É professor da Escola Politécnica da PUC-PR há 35 anos, onde coordenou o Curso de Engenharia Civil da instituição por vários anos. Atualmente, ministra as disciplinas de Rodovias e Engenharia Legal. Como consultor na área de transportes, atuou por 20 anos na Prefeitura de Curitiba onde exerceu diversos cargos.

Iniciou sua trajetória no Sistema Confea/Crea/Mútua como conselheiro titular do Crea-PR (2005 e 2010) e diretor-tesoureiro (2006 a 2010). Em 2011, foi eleito presidente do Crea-PR, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos (2012-2017). Em 2017, foi eleito para a presidência do Confea (2018-2020). É associado ao Senge-PR, IEP, Abenc-PR, Mútua e Abenge. Foi fundador e primeiro presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura Municipal de Curitiba, Autarquias e Empresas Coligadas (Assengea). É membro honorário e sócio benemérito de diversas entidades de classe de todo o país.

Agência ALPB