Alunas ganham Prêmio Jovem Cientista com telha sustentável

A edição 2020 da Feira Brasileira do Jovem Cientista (FBJC), concurso voltado a estudantes do ensino médio de todo o Brasil que aconteceu virtualmente entre os dias 26 e 28 de junho, ficou com duas estudantes da Etec  (Escola Técnica de Estadual) de São Paulo. Elas desenvolveram  uma telha feita de fibra de coco verde, que capta energia solar.

Ana Costa e Julia Santana, que frequentam o curso técnico de química integrado ao ensino médio da Etec Irmã Agostina, localizada na zona sul da capital, ficaram com o primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra, além do Prêmio de Excelência em Pesquisa da competição.

As alunas  a tiveram como objetivo criar uma telha feita a partir da fibra da casca do coco verde e com embalagens recicladas, com o propósito de substituir as telhas de amianto — um material considerado cancerígeno.

Além de ser sustentável, a telha produz energia solar através da pigmentação condutora para reduzir a necessidade de produção de energia.

Foram mais de 284 projetos finalistas em 8 categorias, que vão de linguística e artes até engenharia. A competição ocorreu de maneira 100% virtual. Além do prestígio, os estudantes também foram contemplados com bolsas de estudo e incentivo à pesquisa.

Os organizadores da competição destacam que esta edição foi marcada pelo avanço da diversidade entre os participantes. As meninas correspondem a 50% das inscrições. Mais de 40% se identificam como pretos, pardos, amarelos ou indígenas e mais de metade das instituições que se inscreveram são escolas públicas.

 

Diário da Paraíba com R7