Após erro na imunização de crianças, Secretaria de Saúde do Estado vai assumir vacinação na cidade de Lucena

Ao menos 60 crianças na cidade de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba foram vacinadas com doses de adulto e vencidas contra a covid-19. O caso veio à tona na sexta-feira (14) e o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que a Secretaria deverá intervir diretamente na imunização.
 
“Autorizamos não enviar doses pediátricas a Lucena e assumir a vacinação lá. Não é nossa atribuição, pois há fragilidade evidente em relação a vacinação em Lucena”, ressaltou.
O secretário informou que equipes da vigilância estadual estão se dirigindo para identificar todas as crianças, ter contato e monitorá-las. “Nenhuma delas apresentou evento adverso. Aguardamos a apuração dos fatos e as crianças devem tomar o imunizante da Pfizer pediátrica. Pelas vacinas estarem vencidas o fator de imunogenicidade é menor e as respostas menores. A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que possamos revacinar as crianças com a dosagem pediátrica e com vacinas em pleno estado de validade”, disse.
A vacinas de adulto e fora do prazo de validade foi aplicadas em uma unidade básica de saúde da zona rural do município por uma técnica de enfermagem. O caso já foi encaminhado para apuração do Ministério Público Federal (MPF).
Em nota, a Prefeitura de Lucena afirmou que a decisão foi “tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável”, aponta.
Portal Paraíba