‘Aprendiz de Vereador’ engaja servidores da CMJP em campanha de doação para o Lar da Providência

A Escola do Legislativo Professor Celso Furtado da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou uma campanha para ajudar o Lar da Providência Carneiro da Cunha, instituição localizada no Bairro dos Estados, na Capital. Até dia 17 deste mês, as doações de alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal serão recebidas em horário comercial, no Anexo II da Câmara, na rua das Trincheiras, 221. A entrega dos donativos acontecerá dia 18 e faz parte da conclusão das atividades da primeira turma do período 2019.2 do projeto Aprendiz de Vereador.

“Tendo em vista a visita dos estagiários do Aprendiz de Vereador ao Lar da Providência, para entregar os alimentos provenientes da inscrição dos estudantes no projeto, estendemos o convite aos demais servidores e parlamentares da Câmara, para que também possam somar a essa atitude caridosa que marca o final das atividades do estágio-visita”, convidou todos a participarem da ação, o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto. Ele lembrou que esta é a terceira vez que o Aprendiz de Vereador engaja a CMJP em atitudes filantrópicas. Já houve ações no Hospital Padre Zé e na Vila Vicentina Júlia Freire.

Palestra sobre redação oficial e visita ao TRE-PB

Nesta sexta-feira (11), a Escola do Legislativo realizou uma palestra formativa sobre redação oficial. “Abordamos as características do texto na redação oficial e alguns gêneros textuais, focando principalmente no que é essencial à elaboração de projetos e requerimentos no Legislativo, além de pareceres. Isso será útil para o trabalho final dos estudantes no estágio-visita”, lembrou o expositor, Paulo Eduardo, fazendo referência às propostas de benfeitorias para a cidade que os aprendizes de vereador farão junto aos gabinetes em que estão estagiando. As ideias serão transformadas em projetos que poderão virar lei em João Pessoa.

“Tenho duas ideias na área da educação, compartilhadas com o pessoal da assessoria parlamentar. Ainda estamos debatendo o que pode funcionar para viabilizar a elaboração dos projetos. Uma das temáticas trata de inserir o ensino de educação ambiental nas escolas para promover conscientização e cuidados com o nosso meio”, revelou a estudante de Direito Vitória Regina de Araújo, aprendiz de vereadora no gabinete de Marcos Henriques (PT).

Os aprendizes de vereador também visitaram o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta quinta-feira (10). Os universitários participaram de uma palestra sobre as atribuições judiciárias e administrativas do órgão. Eles ainda conheceram a história da urna eleitoral, acompanhando como se faz a apuração das eleições, desde o tempo em que o voto era em cédulas de papel até à informatização desse processo, a partir do sistema de dados em urna eletrônica.

Secom CMJP