Chances de reinfecção por Covid-19 são baixas, diz ONU

Pacientes recuperados da covid-19 podem apresentar sintomas da doença novamente, mas as chances da manifestação do vírus acontecer são baixas. A informação foi divulgada pela porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, na Genebra, durante uma coletiva de imprensa organizada após a confirmação de especialistas sobre as possibilidades de reinfecção por coronavírus.

De acordo com a ONU, é possível que seja identificados novos casos de reinfecção, contudo, de forma escassa. “Outra coisa importante a ser observada é que os números são muito, muito pequenos”, disse Margaret. “Mas não parece ser um evento regular, senão, teríamos visto muitos mais casos”, concluiu.

Pelo mundo já foram registrados mais de 25 milhões de casos da covid-19 e 848.084 mortes. É importante aprofundar os estudos enquanto aos casos de reinfeção identificados até o momento para não tirar conclusões precipitadas, conforme explica a ONU.

O primeiro caso de reinfecção por covid-19 foi identificado em Hong Kong, um homem de 33 anos apresentou sintomas da doença pela segunda vez após um intervalo de quadro meses.  As análises dos exames constam que a reinfecção foi ocasionada por linhagens diferentes do Sars-CoV-2 nos quais foram contraídas pelo paciente.

No Brasil, com base nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, já são mais de 3.908.272 casos confirmados e 121.381 óbitos. Até o fechamento da matéria, não houve registros de reinfecção por covid-19 no país.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.