Cícero Lucena reafirma compromisso da Prefeitura seguir investindo em tecnologia durante abertura da Olimpíada Brasileira de Robótica

O ensino de robótica é um sucesso na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, oferecendo aos alunos uma maneira mais inovadora de aprender. A Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo disso, com 71 equipes das escolas municipais entre os 239 participantes. A competição foi aberta nesta terça-feira (29) no Espaço Cultural, onde o prefeito Cícero Lucena reafirmou seu compromisso de continuar investindo em tecnologia.

“Este ano, dobramos o número de equipes em relação ao ano passado e temos equipamentos melhores, o que nos permite competir em nível estadual e nacional. Isso é muito gratificante para todos os envolvidos na educação em João Pessoa. Para o próximo ano, queremos ultrapassar 100 equipes, pois queremos que todas as escolas municipais participem desse desafio. Para isso, continuaremos oferecendo o melhor nas escolas, com condições iguais ou melhores do que as da rede privada”, afirmou o prefeito.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é organizada pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em parceria com o Governo da Paraíba, e vai até quinta-feira (31). “Temos um olhar especial para a robótica e a tecnologia no município, com a entrega de tablets, Chromebooks e o programa Code, que forma programadores digitais. Ou seja, estamos preparando nossos alunos com o melhor para que possam ingressar na rede estadual com uma boa base”, disse o vice-prefeito Leo Bezerra.

Durante a competição, os participantes terão que montar e programar um robô que deve atuar como “Bombeiro” no desafio de Resgate. A equipe da Escola Índio Piragibe, de Mangabeira, conta com as trigêmeas Mikaele Maria, Jamile Maria e Nicole Maria, de 11 anos. Elas descreveram a experiência como emocionante e pretendem levar o aprendizado da robótica para toda a vida.

“Quero construir um projeto e levá-lo para outros países”, disse Mikaele. “Mostrar que o robô anda, mas precisa da nossa programação. Essa é a importância que eu vejo”, refletiu Jamile. “Nunca imaginei que poderia aprender a construir um robô e participar de uma competição. Mas agora vejo que é possível e quero continuar participando”, afirmou Nicole.

Nos dois primeiros dias da Olimpíada Brasileira de Robótica serão realizadas as etapas regionais para selecionar as equipes para a final do terceiro dia. Na quinta-feira serão premiados os três primeiros colocados do nível 1 (Ensino Fundamental) e nível 2 (Ensino Médio). Além das vagas dos primeiros colocados para a etapa nacional, que acontecerá em Salvador (BA), de 7 a 12 de outubro. As três equipes vencedoras de cada nível receberão medalhas e troféu da etapa estadual.

A Olimpíada Brasileira de Robótica conta com um total de 58 voluntários, alunos da Universidade Federal da Paraíba, de cursos variados de tecnologia, que atuarão como juízes das arenas avaliando as equipes no campeonato.