CMJP homenageia pediatra João Medeiros Filho com Medalha Cidade de João Pessoa
Completando 50 anos no exercício da medicina, o pediatra João Gonçalves de Medeiros Filho foi homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta sexta-feira (25), com a Medalha Cidade de João Pessoa. De acordo com o vereador Damásio Franca (PP), autor da propositura, o médico já realizou mais de 100 mil atendimentos, sendo sempre muito diligente com seus pacientes.
Compondo a mesa, além dos parlamentares Damásio Franca, Bruno Farias (Cidadania), Rinaldo Maranhão (Solidariedade) e o homenageado, estiveram João Modesto, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e Wilberto Trigueiro, vice-presidente da Academia Paraibana de Medicina. Familiares e colegas de trabalho participaram da entrega.
“Doutor João é um verdadeiro anjo. Nossos filhos são o bem mais precioso. Só os entregamos nas mãos de quem confiamos. E ele passa aquela segurança para a gente. (…) A cidade agradece por todo carinho e dedicação”, afirmou Damásio.
O vereador Bruno Farias, que já foi paciente do médico e, hoje, leva seus filhos a ele, lembrou que não hesitou, na sua vez de ser pai, ao escolher um pediatra. Em poema para o homenageado, ele disse: “Doutor João Medeiros Filho é o homem a quem recorro, é quem me presta socorro nos momentos mais urgentes, quando os filhos estão doentes, a qualquer hora do dia. Não é só pediatria o que João Medeiros faz, pois trata também dos pais. Nos conforta e tranquiliza. Sua voz parece brisa. Medicina por amor é essa sua missão”.
O colega João Modesto, presidente do CRM-PB, ressaltou: “Ele é um exemplo. Se tem uma pessoa que exemplifica e dignifica a medicina é doutor João. Ético, capacitado, íntegro e que sabe transmitir o bem. Essas 100 mil pessoas atendidas são testemunhas de que, se precisar dele em qualquer momento, João estará lá fazendo o que sempre faz com carinho e dignidade”.
Também médico, Lucas Maia, filho do homenageado, enfatizou: “Meu pai foi meu maior incentivador na medicina. Foi meu professor e foi quem assinou minha carteira como médico e até hoje me ensina muito na profissão, como ortopedista”.
Já o homenageado, reportando-se ao ano de 1972, quando seu pai, o também pediatra João Toscano Gonçalves de Medeiros, também fora homenageado pela Câmara de João Pessoa, se disse emocionado: “Vem à minha mente a lembrança da solenidade de 1972, com meu pai. (…) Este momento é, para mim, de redobrada emoção pois, além disso, chego a esta Casa para receber a Medalha Cidade de João Pessoa no ano em que completo 50 anos de dedicação à medicina. Tal iniciativa [a entrega da honraria] constituirá um grande incentivo para que eu possa implementar com ainda mais entusiasmo a medicina, inspirado nos ensinamentos de João Medeiros. (…) Estarei sempre disposto a me empenhar na nobre tarefa de cuidar de criancinhas”, concluiu.
Rebeca Neto