Collant do ouro de Rebeca Andrade no Mundial é criação de Jade Barbosa

Rebeca Andrade brilhou no Mundial de ginástica artística. Na quinta-feira, a ginasta de 23 anos se tornou a primeira brasileira campeã mundial do individual geral, prova mais nobre da modalidade. Uma ocasião especial que pedia um collant especial. A roupa branca cravejada de cristais e com detalhes azuis na manga foi uma criação de Jade Barbosa, primeira brasileira medalhista do individual geral, com o bronze do Mundial de 2007.

– Daqui a 20 anos, esse collant da Rebeca estará em algum lugar, em um quadro… Temos esse cuidado de escolher collants que chamem a atenção positivamente, que valorizem as meninas. Fiquei feliz que tenha dado sorte e entrado para a história do individual geral. Fiquei super emocionada que ela usou e se sentiu confortável – contou Jade, que se recupera de uma lesão no joelho.

A ginasta de 31 anos cursou por dois anos a faculdade de Design. Jade gosta de desenhar e, por ser a mais velha da seleção brasileira, abraçou a missão de criar os collants da equipe para as competições deste ano, com liberdade para brincar com as cores dentro dos modelos já existentes do fornecedor do Brasil. Com o ouro no peito, Rebeca era só elogios ao desenho da amiga, especialmente por ter um toque de azul, sua cor da sorte.

– A Jade ela gosta muito de desenhar. De mostrar que ela tem muito talento. Uma pessoa talentosa para desenhar é a Jade. Socorro (risos). Ela gosta. Tem um detalhe azul na manga, só que ela ficou subindo. A gente tem que dar uma forçadinha aqui que meu braço é grande, né!? Fica apertando (risos). Mas tem o detalhe azul, por isso que eu botei o azul no olho também, e ao mesmo tempo eu coloquei o douradinho aqui (na maquiagem) para chamar para Jesus, e deu certo, sabe? (risos) O collant ficou lindo demais, com detalhe maravilhoso, brilhou, me ajudou – disse Rebeca.

A inspiração para o collant veio de Daiane dos Santos, campeã mundial do solo também com um collant branco. Nas Olimpíadas de Tóquio, Rebeca vestiu branco na classificatória.

– A Rebeca fica extremamente elegante de branco. Quando a Daiane foi medalhista no Mundial, em 2003, ela estava de branco. Eu queria um collant elegante para a Rebeca. Durante a competição, traz um olhar diferente para os jurados. Quando estamos arrumadas, mostra respeito. Tem essa regra na ginástica. O cabelo… tudo conta nota. É um esporte subjetivo, porque cada detalhe faz a diferença. Pensei na Dai em 2003 e, também, nas Olimpíadas, quando a Rebeca estava de branco. Veio essa ideia com pedras brilhantes, manga azul. A gola parece um colar. Eu queria um collant de gala (risos). São cores que caem bem nela. Fiquei feliz que ela escolheu esse para a final do individual geral – contou Jade.

Rebeca vai voltar à arena de Liverpool neste fim de semana para três finais por aparelhos: barras assimétricas, trave e solo. Mais uma vez, a campeã olímpica vai contar com a o toque da amiga Jade para brilhar no Mundial.

Globo Esporte