Com apoio de 50 clubes e ligas, Michelle Ramalho será aclamada para mais um mandato na FPF-PB

Michelle Ramalho lança chapa com apoio de 50 clubes e ligas na Paraíba — Foto: Divulgação / Chapa Avante ParaíbaA advogada Michelle Ramalho será aclamada para mais um mandato à frente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB). Ela registrou na tarde desta segunda-feira a chapa Avante Paraíba subscrita por nada menos que 50 entidades – entre clubes amadores, profissionais e ligas de futebol. Assim, não há como a oposição registrar candidatura coo mínimo de entidades exigidas por estatuto.

Para este segundo mandato, Michelle Ramalho terá como vice-presidentes Marcelo Vaz, Matheus Morais e Nosman Filho, que é o único a seguir no cargo para o quadriênio 2022-2026. Marcílio Braz e Talita Gomes são vice-presidentes nesta primeira gestão da advogada.

Michelle consegue pacificar o futebol paraibano, com o apoio de quase 90% do colégio eleitoral – isso inclui, por exemplo, todos os clubes da primeira divisão. Para se ter uma ideia, nas duas últimas eleições a FPF-PB teve disputas acirradas: em 2014, Amadeu Rodrigues, apoiado naquele momento pela ex-presidente Rosilene Gomes, que passou 25 anos no poder, venceu o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho com 37 votos a favor contra 29; e em 2018, Michelle Ramalho venceu Eduardo Araújo por 26 a 24.

– Fico muito feliz com esse reconhecimento, mostra que o nosso futebol mudou…E mudou para melhor.! Acabou aqueles velhos conchavos, nossos filiados hoje só pensam em uma coisa, no bem futebol paraibano (Michelle Ramalho)

De acordo com o edital da comissão eleitoral, 56 entidades estão aptas para participar do processo: 25 clubes profissionais, 21 clubes amadores e mais 9 ligas amadoras. Apenas seis clubes não subscreveram a chapa de Michelle Ramalho: Paraíba de Itaporanga, Spartax e Perilima (entre os profissionais), e mais Tiradentes, Meninos de Cristo e Força Comunitária (entre os amadores).

Além destes, o Miramar de Cabedelo não estava apto a votar quando foi lançado o edital, mas também se manifestou oficialmente a favor da candidatura de Michelle Ramalho.

Michelle Ramalho ao lado de dirigentes que subscreveram a chapa de reeleição — Foto: Divulgação / Chapa Avante Paraíba

Segundo o estatuto da entidade, nenhuma chapa pode concorrer a eleição se não tiver 16 (dezesseis) entidades do Colégio Eleitoral apoiando, sendo 8 (oito) profissionais e 8 (oito) amadores.

Antecipação pedida pelos clubes

A eleição vai acontecer no dia 23 de maio, depois de um manifesto de cerca de três quartos do colégio eleitoral solicitando a antecipação do pleito – que poderia acontecer até o mês de setembro. Sem a possibilidade do lançamento de outra chapa – que não teria o número mínimo de clubes para subscrevê-la -, o processo deverá ser conduzido por aclamação. Michelle Ramalho continuará sendo a única mulher a comandar uma federação no país.

– Meu objetivo nesses próximos anos é profissionalizar a gestão do futebol na Paraíba para termos times em todas as séries do campeonato brasileiro, não apenas na série C e D. Queremos ascender à Série B e, porque não, ter um clube na elite do nosso futebol, como já aconteceu com nossos vizinhos de Alagoas e Ceará – emendou a presidente.

Chapa Avante Paraíba: Nosman Filho, Matheus Morais, Michelle Ramalho e Marcelo Vaz — Foto: Divulgação / Chapa Avante Paraíba

Clubes que subscreveram a chapa Avante Paraíba

Eis os 50 clubes e ligas que subscreveram a chapa para mais um mandato de Michelle Ramalho à frente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB)

  1. Auto Esporte Clube
  2. Botafogo Futebol Clube
  3. Centro Sportivo Paraibano (CSP)
  4. São Paulo Crystal Futebol Clube
  5. Confiança Esporte Clube (Sapé)
  6. Associação Desportiva Guarabira
  7. Internacional Esporte Clube da Paraíba
  8. Santos Futebol Clube
  9. Atlético Cajazeirense de Desportos
  10. Sousa Esporte Clube
  11. Nacional Atlético Clube (Patos)
  12. Esporte Clube de Patos
  13. Sabugy Futebol Clube
  14. Nacional Futebol Clube (Pombal)
  15. Femar Futebol Clube
  16. Campinense Clube
  17. Treze Futebol Clube
  18. Sport Club Campina (Lagoa Seca)
  19. Sociedade Esportiva Queimadense
  20. Grêmio Recreativo Serrano
  21. Associação Desportiva Picuiense
  22. Associação Esportiva VF4
  23. Mixto Esporte Clube
  24. Associação Desportiva Marretinha
  25. Padre Zé Esporte Clube
  26. União Esporte Clube Paraibano
  27. Clube Recreativo Flamengo
  28. Fluminense Futebol Clube
  29. Ibis Futebol Clube
  30. Diamante Esporte Clube
  31. Associação Atlética Portuguesa
  32. Ponte Preta Futebol Clube Recreativo
  33. Centro Esportivo Avaí
  34. Associação Atlética Boa Vista
  35. Guará Esporte Clube
  36. Clube Atlético Pessoensense de Futebol
  37. Escorpios Futebol Clube
  38. Kashima Clube Recreativo
  39. Treze de Maio Esporte Clube
  40. Vera Cruz Social Futebol
  41. Palmares Esporte Clube
  42. Liga Desportiva de Bayeux
  43. Liga Desportiva de Santa Rita
  44. Liga Desportiva Guarabirense
  45. Liga Patoense de Futebol
  46. Liga Desportiva de Itaporanga
  47. Liga Cajazeirense de Desportos
  48. Liga Sousense de Futebol
  49. Liga Desportiva Poçomourense
  50. Liga Sãojoãonense de Desportos

Globo Esporte