Com mais quatro ambulâncias recebidas, Samu da capital tem agora 100% da frota renovada

Para qualificar a assistência de urgência e emergência da rede municipal de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional de João Pessoa recebeu na segunda-feira (17) quatro novas ambulâncias. Com os novos veículos, foi renovada em 100% a frota, para garantir mais agilidade no atendimento para a população.

O Samu foi criado desde o início do primeiro governo do ex-presidente Lula (PT), em 2005, e foi ampliado e sua estrutura foi também estadualizada e municipalizada nos anos seguintes, principalmente na gestão da ex-presidente Dilma Rouseff (PT).

Em 2018, o Samu de João Pessoa recebeu cinco ambulâncias e, em 2019, foram nove veículos repassados pelo Ministério da Saúde (MS) para manutenção do serviço. “O Sistema Único de Saúde é financiado pelas três esferas de governo: união, estados e municípios. O Samu funciona da mesma forma. Todavia, para ter a renovação da frota, a cada dois anos, os municípios executores do serviço devem cumprir e atingir metas e resultados, o que o Samu de João Pessoa faz há anos”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal da Saúde.

Os novos veículos funcionarão como Unidades de Suporte Básico (USB) e serão utilizados também como reserva técnica. As novas unidades possibilitarão melhor desempenho no serviço prestado à população. “Ganha o serviço, mas ganha também a população, principalmente. Com os novos equipamentos haverá melhorias no tempo de resposta, nas condições de socorro, na qualidade do atendimento e até redução de gastos com a manutenção”, completou o gestor.

A estrutura do Samu de João Pessoa é formada por um total de 14 unidades de atendimento móvel de urgência, sendo quatro unidades de suporte avançado (USA) e sete unidades de suporte básico (USB) para a capital, além de três USB distribuídas para Cabedelo, Conde e Bayeux.

A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica dos pacientes. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

Diário da Paraíba com Secom-PMJP