Crianças e adolescentes podem desenvolver anticorpos contra a Covid-19, diz estudo

Uma pesquisa clínica norte-americana publicada na Journal of Pediatrics sinaliza que crianças e adolescentes podem desenvolver anticorpos para combater a Covid-19 no organismo, caso entrem em contato com o vírus. O Hospital Infantil dos Estados Unidos assinou a pesquisa na quinta-feira (3) para aprofundar o estudo.

De acordo com o Hospital Infantil Norte-Americano, as próximas etapas de aprimoramento da pesquisa consiste em compreender o período de tempo que o paciente pediátrico leva para eliminar o vírus do organismo, verificar o processo de desenvolvimento e sobrevivência dos anticorpos protetores, analisar a resposta do sistema imunológico aos anticorpos no corpo, e identificar as possibilidades de transmissão do vírus, e também, dos anticorpos, para outros pacientes.

“Como a maioria dos vírus, quando você começa a detectar anticorpos, já não detecta mais o vírus transmissor. Mas com a Covid-19, estamos vendo os dois fatores”, disse Burak Bahar, autor principal da pesquisa. “As crianças ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus, mesmo que sejam detectados anticorpos”, concluiu.

Os ensaios clínicos realizados para a efetivação da pesquisa foram aplicados em pacientes pediátricos no período de 13 de março e 21 de junho. Dos 215 dos casos confirmados avaliados no estudo, 33 apresentaram anticorpos durante o curso da doença, dentre esses, 9 pacientes desenvolveram anticorpos antes de testarem soropositividade para o vírus.

Dos resultados apurados, os pesquisadores apontam que os pacientes com idades entre os 6 e 15 anos levam um tempo maior para eliminar o vírus do organismo, média de 32 dias. Em especial, as meninas, que demoram média de  44 dias em comparação com os meninos (25,5 dias). Já pacientes com idade entre 16 a 22 anos, seja masculino ou feminino, o organismo recusa o vírus dentro de 18 dias.

Com relação ao desenvolvimento dos anticorpos neutralizadores que previnem a reinfecção do vírus, são produzidos no organismo em um período de 36 dias em pacientes femininos e masculinos de faixa etária dos 6 e 15 anos. Já os pacientes com idade entre 16 e 22 anos, o tempo é o dobro para a produção dos anticorpos.

Uma vez que os estudos clínicos com relação a produção de anticorpos contra a Covid-19 em pacientes pediátricos estão em estágio preliminar, o autor e pesquisador principal, Burak Bahar, alerta que é importante seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em prevenção a doença, seja em casos confirmados ou curados de pacientes adultos ou pediátricos.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.