Disney plus, a nova queridinha dos streamings

A Netflix, pioneira no mundo do streaming, começou como uma locadora de DVD por correios, foi fundada em Scotts Valley, California, no ano de 1997. Mas não demorou muito para outras empresas perceberem seu sucesso e repetirem a fórmula mágica.  Serviços como o Prime Vídeo, da amazon, e o globoplay, da Rede Globo, são concorrentes e já acumulam um bom número de assinantes. Segundo a forbes o globoplay registrou no primeiro trimestre de 2020,20 milhões de assinantes no Brasil, enquanto o prime vídeo já alcançou à marca de 200 milhões em todo mundo em 2020. A de assinantes

AWalt Disney também lançou sua plataforma de filmes on-line. Lançada em novembro de 2020 no Brasil, a Disney Plus faz sucesso. Segundo o site Tudo Celular, a empresa do Mickey Mouse já conta com 100 milhões de assinantes ao redor do mundo, quase metade do total da maior concorrente, a Netflix, que encerrou o ano de 2020 com 204 milhões de assinantes, segundo o site Olhar Digital.

O sucesso da Disney plus é fruto de suas obras originais, bem conhecidas do público. Além de contar com o Mickey e sua turma, a empresa de Walt Disney também é dona da Marvel, conhecida mundialmente pelos super-heróis e estúdios como Pixar, Lucas Films, a produtora da série de filmes Star Wars. Recentemente, adquiriu a Fox, um dos maiores estúdios de Hollywood, que já produziu filmes premiados, como Avatar e Titanic. Diferente das suas concorrentes, o serviço de streaming da Disney só conta com produções originais. O último lançamento foi Loki, vilão dos quadrinhos e filmes da Marvel. Estreando no dia 09 de junho, a série conta a história do deus da trapaça após os acontecimentos de Vingadores, em “Ultimato”. Sucesso nos Estados Unidos, de acordo com a agência de estatísticas de streaming, SambaTV, a série foi vista por 890 mil pessoas só nas primeiras 24 horas, superando Falcão e Soldado Invernal, outra série de sucesso da plataforma, que teve 759 mil espectadores na sua estreia.

O streaming parece, realmente, ter vindo para ficar, oferecendo variedade no entretenimento. Além da Disney plus, Netflix, Prime Vídeo e globoplay, outro serviço que chegou ao Brasil é o HBO Max, o serviço oferece séries mundialmente famosas, como game of thrones e west world, além de ter o direito de transmissão da Liga dos Campeões da Europa, o mais importante Campeonato de Futebol da Europa.

O sucesso dessas plataformas aumentou ainda mais com a pandemia. Com cinemas, shoppings e outras atividades de lazer fechadas devido aos protocolos de saúde. Um relatório da MPA (Motion Pictures Association) mostra que houve aumento de 26% na assinatura de plataformas, o que corresponde a 232 milhões de novas contas. O total de assinaturas globais chegou a 1,1 bilhão em 2020. O aumento na receita foi de 34%, com arrecadação de US$ 14,3 bilhões. Assim, dispomos de mais serviços de streaming dos mais variados segmentos do entretenimento, seja de música, filmes, séries e programação ao vivo. Todos esses números refletem o sucesso das plataformas de conteúdo via streamings, será cada vez mais comum empresas lançarem esse tipo de formato como opção para os consumidores.

Por Nazario Bezerra

Coordenação: Eugenia Victal

Projeto de Extensão ComunicAção – Uninassau JP e Diário da Paraíba