É falso que vídeo mostre pai chorando após morte de criança por vacina na PB

Circula nas redes sociais há alguns dias, um vídeo, supostamente ocorrido no estado da Paraíba, de um pai agitado e abalado com a suposta morte do filho. O material sugere que a causa seria um efeito adverso grave relacionado à vacinação contra Covid-19. Mas a informação trata-se de uma Fake News.

O homem aparece gritando no que parece ser o saguão de espera de uma unidade de saúde. A legenda dia que o homem teve aquela reação por ver corpo de seu filho que teria morrido em decorrência da vacina contra Covid-19.

Nas imagens é possível ver que pacientes, pessoas vestidas como profissionais de saúde e também os seguranças que contiveram o rapaz não estão usando máscaras, o que sugere que o vídeo foi gravado antes da pandemia.

De acordo com uma nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), não é verdadeira a informação de que o caso tenha ocorrido na Paraíba, tampouco que tenha sido um efeito da vacina contra Covid-19. Nenhum efeito adverso grave em decorrência da vacina foi registrado no estado.

Confira um trecho da nota:

“A Secretaria Estadual de Saúde da Paraiba lamenta que a dor de um pai esteja sendo utilizada para espalhar notícias falsas sobre a campanha de vacinação contra Covid-19.  Até 21 de janeiro de 2022, a Paraiba atingiu a marca de 64% de sua população completamente vacinada contra a Covid-19 e reduziu a mortalidade pela doença em 90%, dado que reafirma que a vacinação é segura e eficaz.  Não acredite em notícias sensacionalistas veiculadas por quem não tem compromisso com a defesa da vida”.

Secom PB