Educação Infantil: Colégio GGE tem projeto específico para lidar com a fase das mordidas entre crianças

Instituição desenvolve estratégias e projetos lúdicos para evitar comportamentos agressivos entre os pequenos.

O Colégio GGE, referência em Educação Infantil, destaca-se no cuidado e prevenção de comportamentos agressivos na infância, especialmente as mordidas. Por meio de um projeto pedagógico voltado para a ludicidade e com o apoio do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do GGE, o SOEP, a instituição tem promovido um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, estimulando formas adequadas de expressão.

As crianças, em seu desenvolvimento inicial, ainda não possuem total domínio da fala e encontram na mordida um meio para se expressar de forma rápida. Conforme explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do GGE João Pessoa, Roberta Rayanne: “Como ainda não sabem falar com desenvoltura, as crianças utilizam outros meios para se expressar, a mordida é um deles”. Dessa forma, ao morder um amigo, elas estão apenas demonstrando sua vontade de forma mais imediata.

Embora as mordidas possam ocorrer em diferentes situações, é importante que os pais estejam atentos aos comportamentos que podem prevenir esse tipo de agressão. Disputas por brinquedos, mudanças de rotina e sentimento de perda ou abandono, como a gravidez da mãe ou da professora, são situações que demandam maior atenção. “Nessas ocasiões, é sempre bom redobrar o cuidado”, afirma Roberta.

Quanto aos pais, é fundamental que acolham seus filhos que foram mordidos e incentivem a expressão dos sentimentos de descontentamento, sempre ressaltando que a agressão não é a solução.

“Os pais devem aproveitar a situação para ensinar à criança as regras de convivência e a importância de expressar seus sentimentos por outros meios”, destaca a coordenadora.

Projeto ‘Mordidas’ acolhe famílias no setor de psicologia para dar orientações

Para lidar com esses casos, os professores do Colégio GGE adotam uma postura acolhedora e dialogam com a criança que mordeu, auxiliando-a a encontrar outras formas de expressão sem machucar os colegas. A temática é trabalhada em sala de aula de maneira lúdica, proporcionando uma compreensão mais ampla sobre o assunto.

O Colégio GGE também desempenha um papel fundamental na prevenção e combate desse tipo de comportamento por meio do projeto “Mordidas”, que inclui orientações para as famílias, fornecidas pelo setor de psicologia (SOEP), que auxiliam na abordagem adequada do tema.

Além disso, o ambiente escolar é permeado por um projeto pedagógico voltado para a ludicidade, que visa ensinar às crianças que morder não é uma atitude adequada e que existem outras maneiras de se expressar.

Mais Informações:

Site: gge.com.br/web/unidade-joao-pessoa

Telefone: (83) 3142-0081

Assessoria