Em 5 anos, mais de 3 mil postes foram atingidos por veículos na PB
Em cinco anos, 3.057 postes foram atingidos por veículos em acidentes na Paraíba. Apenas entre dezembro de 2021 e na primeira quinzena de janeiro deste ano, a Energisa já contabilizou 90 acidentes com abalroamento em postes. Durante o verão e nos meses de férias, especialmente em janeiro, além de festividades de fim de ano e Carnaval, esse tipo de acidente cresce.
Nesta quarta-feira (23), uma caminhonete destruiu um poste no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa. O caso foi registrado na avenida Polônio Nóbrega. O acidente deixou 465 residências da região sem o fornecimento de energia elétrica.
“Nessa época, os cuidados do motorista precisam ser redobrados, estando mais atento aos riscos e atuando preventivamente. Para isso, valem aqueles conselhos básicos: não dirigir após beber, respeitar os limites de velocidade, não usar celular enquanto dirige e manter uma distância segura em relação ao veículo da frente. É muito importante adotar uma atitude mais segura no trânsito, seja quando estiver como pedestre, como condutor ou como ciclista”, reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Heitor Galdino.
Para garantir a continuidade do fornecimento de energia de forma rotineira e também quando à necessidade de substituição de postes, a Energisa tem investido em diversas práticas e tecnologias. Uma delas é a instalação de religadores automáticos, incluindo o sistema Self Healing, que permitem a recomposição inteligente do sistema em até 60 segundos após a identificação da ocorrência, isolando o problema causado pelo abalroamento.
Consequências
Com base nos artigos 186 e 927 do Código Civil, no caso de abalroamento em postes, o motorista que provocou o acidente deve pagar pelos danos causados. Após o ocorrido, uma equipe da Energisa entra em contato com o responsável para que o poste, os equipamentos e o serviço sejam ressarcidos. O valor pode ser negociado e pago parcelado ou à vista.
Outro aspecto importante é o de segurança. Com o impacto da batida, pode haver ainda o risco de choque elétrico tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades devido a possibilidade de rompimento de cabos de energia. Por isso, a Energisa orienta que, se possível, os ocupantes do veículo envolvido no acidente esperem o socorro/atendimento dentro do carro, sem tocar o chão, partes metálicas e cabos, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância e avisar imediatamente a Energisa por meio do 0800 083 0196.
T5