Embaixador de Taiwan demonstra interesse em intermediar investimentos no abacaxi de Sapé

Depois do vexame diplomático ocasionado pelas brigas internas na Câmara Municipal de Sapé na última quinta-feira (10), o presidente da Casa, Abraão Júnior (Podemos), conseguiu contornar o constrangimento ocasionado em virtude do cancelamento da sessão solene que recepcionaria o embaixador de Taiwan, Diego Wen, e providenciou uma recepção ao diplomata. Abraão ainda acompanhou à comitiva da embaixada a um encontro com a governadora em exercício, Lígia Feliciano.

Embaixador Diego Wen

Demonstrando agilidade em amenizar o embaraço diplomático ocasionado pela bancada de vereadores que dá apoio ao Executivo na Câmara e pelo próprio prefeito Sidnei Paiva (Podemos), Abraão pediu para preparar um cardápio especial com produtos produzidos na região, principalmente o abacaxi de Sapé. A recepção à comitiva do embaixador ocorreu em um espaço privado no município.

Diego Wen destacou o sabor do abacaxi de Sapé, da tilápia e do camarão, produtos que também são produzidos e consumidos em seu país, mas sem o sabor peculiar de nossos produtos. “O embaixador destacou o sabor de nosso abacaxi e da tilápia, fez uma comparação com os mesmos produtos consumidos em Taiwan e disse que lá o abacaxi tem gosto de manga e a tilápia tem sabor de terra. Ele também demonstrou interesse pelo camarão produzido em nossa região”, disse Abraão Júnior.

O contato inicial, mesmo sem as formalidades da sessão solene que estava marcada na Câmara, despertou o interesse do diplomata em intermediar recursos para uma parceria entre Sapé e Taiwan, principalmente na construção de indústrias para beneficiamento de derivados do abacaxi de Sapé, e da tilápia e camarão produzidos na região. “Diego Wen disse que seu país é uma pequena ilha, com uma grande densidade populacional e que lá se aproveita até o pó do café, e que os investidores têm interesse na produção e processamento de alimentos, principalmente em regiões tropicais que têm qualidade e sabor peculiares em seus produtos”, destacou Abraão. Após o almoço, o embaixador visitou o prédio da Câmara Municipal de Sapé.

Os investimentos em Sapé seriam na produção de doces, comportas e outros produtos derivados do abacaxi, além de salgadinhos de camarão e outros produtos obtidos de pescados como a tilápia. O abacaxi de Sapé é conhecido no Brasil e em várias partes do mundo pelo sabor nobre e peculiar e que, no passado, recebia fortes investimentos na cultura do fruto. “Temos que aproveitar os recursos asiáticos e tentar resgatar nossa cultura do abacaxi que trouxe tanta fama e riqueza para nossa terra no passado. As picuinhas políticas não vão impedir que as pessoas que realmente pensam no nosso município possam expandir horizontes em busca de emprego e renda para nossa região”, destacou o presidente da Câmara.

Abraão disse que irá agendar visita oficial à embaixada de Taiwan em Brasília e, até lá, manterá contatos com a embaixada para viabilizar projetos de interesse da nossa região, inclusive com a parceria com o governo do Estado e outros municípios interessados.

O embaixador em João Pessoa

Logo após um almoço em Sapé e a visita à Câmara, Abraão e a comitiva do embaixador se dirigiram para a capital para uma a reunião com o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra, onde foram recepcionados pela governadora em exercício, Lígia Feliciano. Durante o encontro, realizado na Vice-Governadoria, no bairro de Miramar, em João Pessoa, foram apresentadas as potencialidades do Estado e discutidas diversas parcerias entre a Paraíba e o país asiático.

Na ocasião, a governadora em exercício destacou que, dado o desenvolvimento da Paraíba nos últimos anos, o Estado tem condições plenas de firmar parcerias com Taiwan em diversas áreas. “Estamos abertos ao diálogo e felizes pelo interesse de Taiwan no nosso Estado. A Paraíba tem se destacado na educação, na agricultura, na tecnologia, no turismo — condições para boas parcerias”, disse Lígia Feliciano.

O encontro foi finalizado com um jantar em João Pessoa entre a comitiva da embaixada e a representação de Sapé.

Taiwan e sua importância na economia internacional

A pequena ilha de Taiwan, localizada na costa oeste da República Popular da China, é hoje um dos epicentros do desenvolvimento tecnológico mundial. Seu investimento em educação e tecnologia ao longo dos anos resultou em um crescimento econômico exponencial e a colocou entre as maiores economias exportadoras do mundo.

As empresas taiwanesas detêm dois terços do comércio global de semicondutores, sendo uma de suas empresas a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que controla 84% da produção mundial desse produto, seus produtos exportados abastecem toda cadeia global. Além dos semicondutores, dominam grande parte do comércio internacional com suas empresas de transporte local e possuem os dois maiores portos do mundo: Kao-hsiung e Taipei.

O representante de Taiwan no Brasil, Diego Wen, informou que as exportações taiwanesas tiveram um aumento significativo de 14,6% comparado ao ano anterior, atingindo cerca de US$827.9 bilhões de dólares neste ano, classificando Taiwan entre os vinte países com as maiores economias mundiais. De acordo com ele, a demanda mundial para a tecnologia de chips semicondutores contribuiu fortemente para esse aumento no seu PIB.