Espaço Cultural: Prefeitura muda local de vacinação para 2ª dose contra Covid-19
Só nesta quarta, a vacinação no Espaço Cultural começa às 10h e segue até 17h. A partir da quinta-feira, imunização no local volta ao horário normal, das 9h às 17h. Lembrando que nesse ponto são aplicadas a segunda dose da vacina para idosos e trabalhadores de saúde. “Não podemos comprometer o processo de imunização. E como o surgimento desses insetos não depende de nós, decidimos mudar o local”, argumentou a diretora de Vigilância à Saúde da Capital, Alline Grisi.
Nas duas ocorrências, o Corpo de Bombeiros foi acionado para vistoriar a área e encontrar a colmeia, para fazer o controle da população de abelhas. Na noite de segunda, os bombeiros estiveram no ginásio, mas as abelhas haviam migrado. Só que no início da tarde desta terça-feira (9), elas surgiram novamente.
De acordo com o capitão Jeferson, do Corpo de Bombeiros, são abelhas da espécie italianas e foram identificadas pelo menos três colmeias. “Elas estão em local de difícil acesso – nas frestas do alto da marquise e no teto do prédio – e não podem ser retiradas a qualquer momento”, observou.
Segundo o militar, o trabalho para eliminar às colmeias só pode ser realizado no turno da noite, período em que as abelhas estão mais calmas. “Não será fácil e devido a altura do prédio temos que usar um caminhão munck, uma espécie de guindaste hidráulico para movimentação e içamento”, argumentou.
Origem – A abelha italiana é social e originária do Sul da Europa. As operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam faixas amarelas nos segmentos abdominais. Elas são adaptáveis aos climas temperados e subtropicais.
Locais de vacinação – O trabalho de vacinação contra a Covid-19 está sendo executado em 15 postos de atendimento montados pela Prefeitura de João Pessoa em ginásios de escolas. No sistema drive thru, os pontos são os estacionamentos dos shoppings Mangabeira e Manaíra (1ª dose para idosos e profissionais de saúde) e agora no Espaço Cultural (2ª dose para idosos e trabalhadores de saúde).
Secom-JP