Espanha pega zebra Marrocos, Portugal encara ferrolho da Suíça; veja horários

O último dia das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar traz duas oportunidades derradeiras para as zebras, que ainda não apareceram no mata-mata. A favorita Espanha encara Marrocos e sua empolgada torcida. Portugal, mais de Bruno Fernandes que de Cristiano Ronaldo, tenta passar pela Suíça, segunda colocada do grupo do Brasil.

No primeiro jogo do dia, os espanhóis buscam a recuperação da derrota inesperada para o Japão. Por alguns momentos do duelo da última quinta, a Fúria se viu eliminada na primeira fase. A virada da Alemanha contra a Costa Rica foi a salvação. Agora, o jovem e talentoso time do tiki taka tenta se impor diante dos marroquinhos, que mandaram a Bélgica para casa na primeira fase.

O vencedor do jogo vai encarar, nas quartas de final, quem passar da batalha entre portugueses e suíços. O ambiente não está dos melhores na delegação dos patrícios, com atritos entre a estrela da companhia, Cristiano Ronaldo, e o técnico Fernando Santos. Do outro lado, a Suíça tenta mostrar que não é tão zebra assim, após fazer jogo duro contra o Brasil.

Confira os horários (de Brasília) dos jogos desta terça-feira:

  • 12h – Oitavas de final – Marrocos x Espanha
  • 16h – Oitavas de final – Portugal x Suíça

Tiki taka contra a zebra

Considerada uma das favoritas ao título, a Espanha começou a Copa com goleada sobre a Costa Rica por 7 a 0. Depois, empatou em 1 a 1 com a Alemanha e perdeu para o Japão, de virada, por 2 a 1. Os resultados deixaram a equipe do técnico Luis Enrique em segundo lugar do grupo F, o que tirou a equipe do caminho do Brasil antes da final.

Jordy Alba, Carvajal e Ferrán Torres, poupados na partida diante do Japão, devem voltar ao time. A tendência é de que Luis Enrique não mude o esquema de jogo diante de uma provável retranca do adversário. O trio de meio campo formado por Busquets, Pedri e Gavi tem boas chances de ser mantido.

O Marrocos é uma das boas surpresas da Copa. Terminou em primeiro lugar do grupo F, com duas vitórias em um empate. Ficou à frente de Croácia e Bélgica, que já voltou para casa. Os marroquinos apostam em um lado direito poderoso, com Hakimi, lateral do PSG, e Ziyech, meia-atacante do Chelsea.

A grande preocupação da seleção africana é o estado físico de Hakimi, que recebeu a visita do amigo Mbappé nesta segunda-feira. O lateral reclamou de dores na coxa após o jogo contra o Canadá, mas a tendência é que inicie a partida. Selim Amallah, que também apresentou problemas físicos, está recuperado.

Luis Enrique Espanha — Foto: Divulgação/ Federação Espanhola

Craques portugueses contra os alpes suíços

Apesar da derrota de virada para a Coreia do Sul no último jogo, quando atuou com boa parte da equipe reserva, Portugal terminou em primeiro lugar do grupo H. A equipe comandada por Fernando Santos venceu Gana e Uruguai, com direito a grandes atuações do meia Bruno Fernandes e gol de Cristiano Ronaldo em sua quinta Copa.

No treino desta segunda, o comandante contou com o retorno do meia Otávio, brasileiro naturalizado, que estava afastado por lesão na coxa direita. Os desfalques são o volante Danilo Pereira, que fraturou três costelas em um treinamento, mas continua em tratamento no Catar, e o lateral Nuno Mendes, fora da competição por lesão na coxa esquerda.

Os suíços, por sua vez, também tiveram duas vitórias e uma derrota, mas ficaram com a segunda colocação do grupo G – o primeiro lugar foi o Brasil. O time comandado por Murat Yakin venceu Camarões e Sérvia, e foi derrotado pela seleção brasileira por 1 a 0 no segundo jogo no Catar.

O treinador terá força máxima para o confronto após sofrer as baixas do goleiro Sommer e do zagueiro Elvedi para o último jogo da fase de grupos. Com isso, a formação deve ser muito parecida com aquela que enfrentou o Brasil. A diferença deve ser a presença de Shaqiri, que se recuperou de lesão, fez gol e foi fundamental na classificação da Suíça para as oitavas.

Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes celebram gol de Portugal diante de Gana — Foto: REUTERS

Globo Esporte