Estudante paraibana está na final da ‘Olimpíada da Língua Portuguesa’ em São Paulo

Com o texto intitulado ‘Ah, malditos cinco minutos!’, a estudante Ana Maria Pereira da Silva, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília Oliveira de Almeida (na foto), em Campina Grande, interior paraibano, está na final da ‘Olimpíada da Língua Portuguesa – Categoria Crônica’. Ela ficou entre os 38 estudantes de todas as regiões do país que disputarão a final no dia 9 de dezembro, em São Paulo. Ela segue para a capital paulista acompanhada da professora Edvana dos Santos Vieira.

Os finalistas da ‘Categoria Crônica’ da 6ª edição da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa, alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental’ foram anunciados oficialmente nesta segunda-feira (28). No total, 38 estudantes selecionados e seus professores, de todas as regiões do país, seguem para a final, quando serão revelados os vencedores nacionais. Foram premiados também os quatro professores autores dos ‘Relatos de Prática’ vencedores da categoria.

Nesta edição da ‘Olimpíada’, participaram 4.876 municípios; tiveram 42.086 escolas inscritas; com 85.908 professores inscritos; 171.035 inscrições nas categorias; e mais de 5 milhões de alunos participaram das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.

Os duzentos e cinquenta estudantes e professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na quarta-feira (23). Durante três dias participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. Entre os destaques da programação estavam a palestra do escritor Jessé Andarilho e a visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A ‘Olimpíada de Língua Portuguesa’ é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A partir da metodologia do ‘Programa Escrevendo o Futuro’, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso foi ‘O lugar onde vivo’, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Diário da Paraíba

Contato com a Redação: [email protected]