‘Eu Posso’: João Pessoa inscreve para 120 vagas, com crédito de até R$ 15 mil

O programa de microcrédito social Eu Posso, oferece 120 vagas, nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), a partir das 9h. Para concorrer, os interessados devem portar a documentação completa no ato da inscrição, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em João Pessoa. Para pessoa jurídica, o valor concedido aos empreendedores pode chegar a R$15 mil, e para pessoa física, a R$8 mil.

A Sedest está localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro. As inscrições respeitarão a ordem de chegada dos proponentes. Para isso, serão distribuídas fichas. “Decidimos executar o processo de inscrição em dois dias, pensando na comodidade dos candidatos. Com o limite diário de vagas, evitaremos grandes filas e faremos com que o atendimento seja mais célere”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Eu Posso é voltado para empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados na capital paraibana; e pessoas jurídicas (MEI e ME), sediadas no Município de João Pessoa, com cadastro ativo junto à Receita Federal. No presente edital, não há distinção de quantidade de vagas para pessoa física ou jurídica.

Presencial – As inscrições se estendem, na sexta-feira, até as 17h. Depois delas, os proponentes aptos seguirão para a etapa de capacitação, que contará com três cursos, também presenciais: Desenvolvimento Pessoal, com uma hora de duração; Gestão Empreendedora, com três horas; e Finanças Pessoais, com mais quatro horas. As aulas ocorrerão em dois dias. O local e a data delas serão informados no ato da inscrição.

Condições – Os valores a serem liberados irão variar mediante análise financeira, score de crédito e aprovação das etapas previstas. A taxa de juros do programa é de 0,9% ao mês. O pagamento poderá ser dividido em até 24 parcelas mensais fixas, com carência de até três meses, quando houver investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de giro, o pagamento será de até 12 parcelas e sem carência.

Documentação – Os interessados em concorrer como pessoa física precisam apresentar, na inscrição: documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional); Comprovante de Situação Cadastral no CPF; comprovante de residência em nome do empreendedor, dos pais ou do cônjuge, como fatura (com nome completo, endereço, CEP e data de vencimento) de água, energia, telefone, internet ou fatura de cartão de crédito de até 90 (noventa) dias, contrato de aluguel (com firma reconhecida do locador e locatário) ou declaração de residência (disponibilizada através do site do Eu Posso para download) datada e assinada; certidão negativa municipal; comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do empreendedor e que contenham informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular; e Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Já para pessoa jurídica, é necessário levar: documentos pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI): certidão negativa municipal Pessoa Jurídica; cartão CNPJ ou Certificado de MEI; comprovante de endereço comercial Pessoa Jurídica; certidão negativa estadual Pessoa Jurídica; certidão negativa federal Pessoa Jurídica; certificado de regularidade do FGTS Pessoa Jurídica; comprovante de conta bancária Pessoa Jurídica que contenha informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular: e Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Secom JP