Exército poderá ser acionado para ajudar população a cumprir distanciamento em filas de bancos e casas lotéricas na Paraíba

O Exército poderá ser acionado para ajudar a população no distanciamento em filas de bancos e casas lotéricas na Paraíba. A medida foi uma das quatro discutidas pelo governador João Azevêdo, nesta terça-feira (14) com os superintendentes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú, durante reunião por videoconferência para resolver o problema das aglomerações.

A iniciativa também é uma forma de assegurar o atendimento essencial à população, respeitando as orientações sanitárias para combater a disseminação do coronavírus no Estado.

Dentre as ações sugeridas pelo Governo do Estado para respeitar as recomendações da Saúde, estão o encaminhamento da relação das agências bancárias e lotéricas com o maior número de atendimentos, a solicitação de ajuda do Exército para orientar a população que está nas filas sobre a necessidade do cumprimento do distanciamento para evitar a contaminação, o reforço policial nas imediações das localidades elencadas pelas instituições bancárias e o fornecimento de máscaras para os clientes.

Para conter a disseminação do coronavírus, João destacou diversas medidas tomadas que já foram implementadas como a suspensão das aulas e de eventos de massa, a ampliação de leitos de enfermaria e de UTIs e a aquisição de respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Os representantes dos bancos também apontaram medidas adotadas na área interna das agências para garantir a segurança dos colaboradores e dos clientes, como a disponibilidade do álcool gel, o atendimento em horários específicos para idosos e a demarcação para o distanciamento entre as pessoas.

Por meio do decreto 40.141, o Governo do Estado autorizou, no último dia 26, o atendimento presencial nas agências bancárias apenas para o pagamento de salários, aposentadorias e benefícios do Bolsa Família e para os serviços que não podem ser realizados nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto.

Diário da Paraíba com ClickPB