Família de Gugu acusa ‘viúva’ de manipular as filhas para brigar com a tia na Justiça

Aparecida Liberato, responsável pela administração do espólio de Gugu Liberato (1959-2019), protocolou uma contestação na Justiça contra a decisão de Marina e Sofia, filhas do apresentador, de contratar um escritório de advocacia

Celebridades

DISPUTA POR HERANÇA

Família de Gugu acusa ‘viúva’ de manipular as filhas para brigar com a tia na Justiça

FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

As gêmeas Marina e Sofia entre seus pais, Rose Miriam di Matteo e Gugu Liberato

Marina e Sofia entre Rose e Gugu; gêmeas contrataram advogados para defendê-las na briga por herança

GABRIEL PERLINE – Publicado em 12/05/2020, às 05h31 – Atualizado às 14h15

Aparecida Liberato, responsável pela administração do espólio de Gugu Liberato (1959-2019), protocolou uma contestação na Justiça contra a decisão de Marina e Sofia, filhas do apresentador, de contratar um escritório de advocacia para representá-las na partilha da herança bilionária e também para pedir prestação de contas da numeróloga no uso da fortuna. E acusa Rose Miriam di Matteo, mãe das gêmeas, de usar a vulnerabilidade das adolescentes para tentar tirar vantagem da situação.

No documento, protocolado em 13 de abril na 1ª Vara da Família e Sucessões do Foro Central da Comarca de São Paulo, os advogados de Aparecida dizem que Rose Miriam —que luta na Justiça para ser reconhecida como viúva de Gugu— tem manipulado as gêmeas com o objetivo de enriquecer às custas das filhas e tomar delas parte dos milhões de reais que lhes cabem na herança.

A numeróloga, por meio de seus representantes, faz uma série de acusações à mãe das filhas de Gugu e usa termos duros para tentar desqualificá-la perante a Justiça. A começar pela escolha da advogada Viviane Ricci Malimpensa para representar as gêmeas. Aparecida informa que se trata de uma amiga pessoal e confidente de Rose Miriam e também testemunha no processo de reconhecimento de união estável.

“Por mais inescrupuloso que possa parecer, a sra. Rose, em última análise, além de reclamar judicialmente a maior parcela dos direitos testamentários de seus filhos, ainda, com repetida ousadia, tenta escolher para eles o defensor que entende mais adequado, não sem fazê-los pagar com seus próprios quinhões por essa interessada escolha”, diz um trecho da contestação.

Aparecida reforça a tese de que Rose se valeu da vulnerabilidade das filhas ao citar no documento um episódio íntimo ocorrido em março com as gêmeas –que a reportagem não irá citar para não desrespeitar as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente–, no qual Rose Miriam acionou Viviane para ajudar as adolescentes.

A conta da prestação dos serviços da advogada foi encaminhada para a numeróloga, que demonstrou irritação por não ter sido consultada na escolha dos advogados que assisitiram Marina e Sofia na fatídica ocasião. “A manobra de Rose e Viviane revela o comportamento repulsivo de quem tenta, sem o mínimo pudor, fraudar os direitos das menores para obter para si vantagem manifestamente indevida”, diz.

Foi de Gugu, antes da morte, a decisão de nomear a irmã como curadora de seu patrimônio. A ela cabe administrar todos os bens dos filhos até atingirem a maioridade. Como Marina e Sofia têm apenas 16 anos, é ela quem define o uso da parte que lhes pertence.

Na contestação, Aparecida questiona até mesmo a capacidade e a habilidade de Rose Miriam de exercer seu papel de mãe. Em um trecho, ela cita que a ex-cunhada deixou os filhos sozinhos por quase 40 dias em Orlando (EUA) para tratar de assuntos pessoais no Brasil, entre fevereiro e março deste ano, e ainda afirma que as gêmeas foram orientadas pela mãe a pedirem a emancipação.

“Rose, por sua vez, consideradas as suas investidas, os seus abandonos à prole, os conflitos de interesses já detectados e judicialmente declarados, e despida de capacitação ao exercício isolado do poder familiar, para, conforme os seus interesses, assim, emancipar as menores. A fraude à lei, à vontade de Gugu é latente. Os prejuízos às menores são evidentes”, afirma.

Prestação de contas Marina e Sofia contrataram os advogados Viviane Ricci Malimpensa e Pedro Paulo Rocha Junqueira por demonstrarem dúvidas sobre a maneira como Aparecida Liberato administra os bens deixados por Gugu.

“Esse é mais um episódio lamentável protagonizado por Aparecida Liberato. Agora ela se volta contra as herdeiras, que buscam na Justiça o legítimo direito de obter informações sobre o inventário e os bens do apresentador, inclusive interesse no inventário. O papel dela, como inventariante, é de apenas administrar os bens do espólio em favor dos herdeiros. Mas conforme anotado pelos advogados das gêmeas e publicado em recente reportagem, parece que os únicos.

E sobre esse aspecto, elas têm todo o apoio da mãe. Da mesma forma que Rose busca na Justiça o reconhecimento da união estável com Gugu Liberato, ela entende ser legítimo que as filhas busquem valer os seus direitos.”.

Diário da Paraíba com Notícias da Tv Uol