Flamengo: Impacto financeiro do segundo ano sem público e incógnitas no orçamento

Tido como o clube mais rico do país após uma readequação de gastos e um ano de 2019 mágico, o Flamengo viveu um impacto no ano de 2020, tanto na sua DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), tendo resultado deficitário, quanto no seu Fluxo de caixa, recorrendo a empréstimos.

O Flamengo vive um dilema em2021.Na divulgação de seu orçamento para o ano, o clube previu uma arrecadação de R$100 milhões de reais com bilheteria, mas a pandemia se mostrou mais agressiva e a volta dos torcedores aos estádios ainda é uma incógnita.

No orçamento referente a 2021, o clube já atingiu seu primeiro objetivo:A meta de uma arrecadação de R$168 milhões com vendas de atletas – sendo atingida após a conclusão da transferência de um de seus principais jogadores, o meia Gerson, por um valor de 25 milhões de euros convertidos em 153 milhões de reais na cotação de junho. No entanto, por ter sido uma negociação parcelada, o valor total não será recebido pelo Flamengo no ano em exercício, que segue no impasse para com a entrada imediata de recursos.

 Em entrevista ao jornalista Vene Casagrande, Vice-Presidente de Relações Exteriores do clube, declarou: Não basta para o Flamengo vender somente o Gerson agora, porque não vamos receber esse dinheiro à vista. O Flamengo precisa pagar os salários de junho, julho, agosto, setembro… temos que cumprir nossas obrigações.”

Dessa forma, frente a uma folha salarial alta e a dúvida de quando ocorrerá a volta dos torcedores aos estádios, torna-se necessária a busca imediata de novos recursos pelos dirigentes do time.

Por Pedro Gabriel Alves

Coordenação: Eugenia Victal

Projeto de Extensão ComunicAção – Uninassau JP e Diário da Paraíba