Fogo descontrolado consome serra e ameaça cidade e o Pico do Jabre
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra Preta, em Mãe D’Água, no Sertão da Paraíba. De acordo com o comandante Regional do Corpo de Bombeiros, coronel Saulo Laurentino, o fogo começou desde o último domingo (21) e está totalmente descontrolado. Equipes de bombeiros realizam força tarefa para tentar combater o incêndio, mas local é de difícil acesso.
Conforme o coronel Saulo Laurentino, o fogo chegou a ser controlado entre a quarta (25) e esta quinta-feira (26), mas, como o local é de difícil acesso, as chamas teriam se alastrado na manhã desta sexta-feira e estão totalmente descontroladas na região.
A dificuldade de controle acontece pelo local ser uma região de serra e mata fechada. “O fogo estava tranquilo, mas depois perdeu o controle novamente, está totalmente descontrolado, e tem uma área muito grande queimada, o local é de difícil acesso, e até então a gente não consegue verificar a quantidade da área atingida”, explicou o comandante.
Conforme Saulo Laurentino, a terra no local é bastante íngreme. “O fogo é no pico da serra. O combate é desgastante, porque as viaturas só conseguem chegar até um certo ponto, então precisamos levar todo o material de combate caminhando até o local, é cerca de uma hora caminhando só pra chegar lá em cima”, salientou.
O comandante afirma que ainda não é possível precisar as causas do incêndio. “A gente não tem nenhuma informação nesse sentido ainda, só depois de conseguirmos controlar o fogo é que poderemos avaliar o que pode ter provocado o incêndio, isso vai ser determinado após uma perícia no local”, pontuou.
No local permanecem três viaturas do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo o coronel Saulo Laurentino, as equipes se revezam para o trabalho de combate ao fogo. “Além das equipes, estamos recebendo apoio de voluntários da região”, destacou.
G1PB