Força do campo: Paraíba já instalou 85 feiras da agricultura familiar

As 85 feiras da agricultura familiar implantadas na Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), mostram a força vinda do campo, viabilizando a comercialização dos produtos de centenas de agricultores familiares em diversos municípios paraibanos.

A observação é do presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, ao destacar o total apoio recebido do governo do estado para a consolidação desses empreendimentos.

A 85ª feira da agricultura familiar foi instalada em Gurinhém, pertencente à Gerência Regional da Empaer de Itabaiana, região Agropastoril do Baixo Paraíba.

De acordo com o gerente estadual das feiras, Severino Henrique de Lima, a exemplo das demais feiras espalhadas pelo estado, a de Gurinhém, que é cem por cento orgânica, tem por objetivo criar espaço favorável de comércio para os agricultores aumentarem a renda familiar e melhorar a qualidade de vida no campo, por meio da produção e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

A feira, localizada nas proximidades da igreja matriz local, ocorre  às sextas-feiras, a partir das 6h, disponibilizando produtos frescos, totalmente orgânicos e vendidos a preços competitivos ou abaixo dos praticados no mercado.

A diversidade de produtos expostos em dez barracas padronizadas  inclui raízes, tubérculos, hortifrutigranjeiros, carnes, aves vivas e abatidas, além de outros da indústria rural, como bolos, queijos e doces.

As 20 famílias agricultoras contempladas com o empreendimento são das comunidades Pau Ferro da Estação, Manipeba, Uruçu, São José, Arroz, Manecose Serra do Catolé, e do assentamento Nossa Senhora de Nazaré.

Seguindo o calendário de inauguração de feiras da agricultura familiar, a próxima será instalada no dia 28 de setembro, no município de Areia, no Brejo paraibano. A meta da Empaer, até o final do ano, é implantar mais dez feiras. Os municípios beneficiários serão Cajazeirinhas, Coremas, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó, Santa Helena e Bayeux.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Compartilhe:

No Banner to display


Deixe o seu comentário