Frente Parlamentar da ALPB e Ministério da Integração inspecionam obras da Transposição no Sertão
A Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma visita técnica, nessa sexta-feira (28), ao Sertão paraibano, para verificar in loco o andamento das obras de construção do canal que interligará os reservatórios de Caiçara e Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras. Também foi visitado o local onde será construído o reservatório Tambor, no município de Cachoeira dos Índios, obra que integra o ramal do Apodi, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A atividade contou com a presença do Coordenador Geral de Obras do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Portela; do presidente da Frente Parlamentar da Água na ALPB, o deputado Jeová Campos (PSB); do presidente da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Norte, o deputado Galeno Torquato (PSD), do deputado Taciano Diniz; além de membros dos grupos de acompanhamento e estudos nos dois estados. Foram visitados os municípios de Cajazeiras, de Cajazeiras, São José de Piranhas e Cachoeira dos Índios que vão receber as águas de Transposição do Rio São Francisco.
Na oportunidade, o representante do Governo Federal, Tiago Portela, declarou que a Barragem de Caiçara tem importância estratégica para o projeto, porque significa o quilômetro zero do Ramal do Apodi, cuja licitação para sua conclusão já está em andamento. “Nós estamos construindo esta interligação entre as barragens de Caiçara e Engenheiro Ávidos, cujos trabalhos acreditamos que serão concluídos até o início do segundo semestre deste ano”, disse Portela.
Á frente da delegação paraibana, Jeová Campos mostrou-se, como representante político da região, bastante satisfeito com o andamento das obras e o significado que elas têm para o a população da região e dos próprios estados beneficiados pelo projeto.
“Sem dúvida nenhuma é um momento muito importante. Nós estamos aqui marcando um ponto para história, exatamente pela construção da barragem do Tambor, no município de Cachoeira dos Índios, de onde sairão as águas para o Ramal Apodi. Ou seja, vão mandar água para Mossoró. Que bom. Um sonho pensado há tantos anos e se evidencia agora como realidade”, declarou.
O deputado Taciano Diniz (Avante), que também tem atuação política na região e é membro da frente parlamentar, também não escondeu a sua emoção. “Como sertanejo, fico muito feliz em poder estar aqui em Cachoeira dos Índios, vendo o pontapé das obras do reservatório de tambor, como também o acompanhamento do reservatório de Caiçara-Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, ponto extremamente importante de receptação das águas de transposição do Rio São Francisco para todo o Piranhas”, observou.
Taciano aproveitou a oportunidade para cobrar do representante do Ministério do Desenvolvimento Regional a conclusão do Ramal de Transposição do Piancó, que receberá água através do açude de Condado, no município de Conceição, advinda do Ramal de Maurity, no Ceará.
“Isso perenizará o nosso rio Piancó, garantindo estabilidade hídrica ao manancial Coremas-Mãe D´Água, na nossa querida região do Vale do Piancó. E, a partir daí, distribuindo para as regiões da Patos, das Espinhares, do Sabugi, de Pombal, Sousa, Catolé do Rocha, e desembocando no estado do Rio Grande do Norte, garantindo assim, em conjunto, água para mais de 1 milhão de sertanejos no nosso estado. É a garantia de mais desenvolvimento para essa região”, justificou.
No final das visitas aos municípios e das obras em andamento, o deputado Jeová Campos anunciou o início de um amplo debate em defesa de mais incentivos para Agricultura Familiar na Paraíba, no âmbito da Assembleia Legislativa.
Agência ALPB