Futebol em JP: treinos voltam em 29 de junho e previsão de jogos para 13 de julho

Os clubes de futebol de João Pessoa já têm data marcada para a retomada dos treinos. Neste sábado, o prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo, confirmou que as agremiações já podem voltar a treinar normalmente na cidade a partir do próximo dia 29, ou seja, daqui a pouco mais de duas semanas. Quanto às partidas oficiais do Campeonato Paraibano – interrompido há quase três meses, por conta da pandemia do novo coronavírus -, há apenas a previsão de que possam ser retomadas a partir de 13 de julho, mas essa data ainda fica pendente de confirmação.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa promoveu neste sábado uma transmissão ao vivo para tratar do processo de flexibilização em meio à pandemia. Entre os vários assuntos tratados, o prefeito Luciano Cartaxo falou sobre os eventos esportivos. Esse plano de retomada das atividades na capital está dividido em quatro etapas com duas semanas de diferença entre uma e outra: a primeira começa nesta segunda-feira, dia 15; a segunda está marcada para 29 de junho; e as duas seguintes previstas para 13 de julho e 27 de julho, mas estas datas só vão ser confirmadas ou alteradas posteriormente, a depender de como vai estar a situação do enfrentamento à Covid-19.

Apesar de o Governo do Estado ter autorizado que os municípios permitissem a volta aos treinos já a partir desta segunda-feira, a Prefeitura de João Pessoa preferiu liberar essas atividades apenas na segunda etapa no plano de retomada, ou seja, no dia 29 de janeiro.

Já os jogos oficiais do Campeonato Paraibano – que, a princípio, devem acontecer sem a presença de público – ficaram para a terceira etapa, que, por ora, não tem data confirmada, mas que deve ser agendada para 13 de julho se João Pessoa estiver com os casos da Covid-19 controlados. Ou seja, bons resultados nos dois primeiros momentos dessa retomada são fundamentais para que a capital possa sediar jogos do estadual já em meados de julho.

E, muito embora as datas das duas primeiras etapas estejam definidas – 15 e 29 de junho -, nada impede que, se o afrouxamento do isolamento gerar consequências negativas, essas definições serem revistas.

“Entende-se que, num primeiro momento ainda, pode gerar uma circulação ou uma aglomeração nesse âmbito, mesmo do ponto de vista do treinamento. Então entende-se que é importante acompanhar mais a observação, a situação dos casos, e, a partir daí, avaliar essa possibilidade para um segundo momento de flexibilização, que, caso haja um bom desenvolvimento no primeiro momento, está previsto para o dia 29 de junho”, explicou Felipe Proenço, médico sanitarista e coordenador da Central de Orientações contra a Covid-19, que participou da transmissão da Prefeitura de João Pessoa.

Essas novas resoluções com relação à capital paraibana vão interferir diretamente nas rotinas dos clubes profissionais da cidade. O Botafogo-PB, por exemplo, que busca o tri no Campeonato Paraibano, está com classificação bem encaminhada na Copa do Nordeste e tem pela frente a Série C do Brasileiro, vai poder voltar à ativa na Maravilha do Contorno. O CSP é outro representante da cidade no estadual. E o time feminino do Auto Esporte, que está na disputa da Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, também vai poder retomar as atividades.

De acordo com o G1 Paraíba, João Pessoa já registrou, até essa sexta-feira, 7.394 casos, com 217 mortes pela Covid-19. A cidade é dos números mais altos do estado, entre as 208 cidades infectadas.

GloboEsporte