Geraldo Medeiros alerta para aumento dos casos de covid-19 na Grande João Pessoa e pede que população não abandone cuidados

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, fez um alerta sobre o crescimento dos casos de covid-19 em toda região metropolitana de João Pessoa. Conforme noticiamos, a enfermaria do Hospital Clementino Fraga está com 100% de ocupação e só há três leitos de UTI disponíveis. A ocupação de leitos de UTI do Hospital Metropolitano beira 70%. Geraldo Medeiros afirmou, porém, que o momento não é de pânico, pois ainda há leitos disponíveis na rede municipal.

Embora a lotação dos hospitais ainda não chegue a ser um problema, o secretário destacou que é nítido que está havendo um crescimento de casos na Grande João Pessoa desde o mês passado. De acordo com Geraldo Medeiros, uma soma de fatores vem causando esse crescimento: eventos de campanha eleitoral, festas e o relaxamento da população são alguns deles.

O secretário lembrou que as praias têm estado lotadas de pessoas sem máscaras e sem o distanciamento adequado e contou que tem recebido vídeos de festas e shows com aglomerações e sem o uso de máscaras.

Geraldo Medeiros afirmou que ainda não é possível prever um colapso nos sistema de saúde, com os hospitais lotados. ”Não tem modelo para prever isso, vai depender muito do comportamento da população”, afirmou.

”É por isso que estamos sempre emitindo esses alertas”, completou ele, ressaltando que a pandemia não acabou e a população não deve abandonar os cuidados como distanciamento e uso de máscara, além de evitar aglomerações. Segundo o secretário, qualquer evento com mais de 10 pessoas é arriscado.

Diário da Paraíba com ClickPB