Governo da Paraíba vai investir R$ 10 milhões para combater avanço do mar em nove municípios

Projeto vai contribuir com ações contra avanço do mar na PB.
Projeto vai contribuir com ações contra avanço do mar na PB. (Foto: Walla Santos)

O Governo da Paraíba vai investir R$ 10 milhões para combater o avanço do mar nos nove municípios costeiros do estado. Segundo informações obtidas, o investimento será oficializado nesta segunda-feira (29), em um evento que contará com a presença do governador João Azevêdo (PSB).O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB), irá tratar nesta nova fase  do gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano, identificando os pontos de erosão marinha e propondo, por meio do conhecimento científico, as medidas necessárias para esta contenção.

Inicialmente o programa contemplava a instalação de recifes artificiais marinhos, áreas temáticas para o mergulho contemplativo e a restauração de ecossistemas coralíneos naturais em João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Agora o Governo da Paraíba expandirá o estudo para Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca.

Segundo o Estado, a ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).