Hospital Edson Ramalho completa 52 anos com muita história e serviços prestado à população paraibana

DCIM100MEDIADJI_0752.JPG

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) chega aos seus 52 anos, fundado em 28 de novembro de 1969 pelo então governador João Agripino, o Hospital surgiu com o propósito de atender aos militares e seus familiares, mas ao longo dos anos mudou e hoje atende toda população paraibana. O Hospital é credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atende de forma gratuita todos que chegam em busca de ajuda.

O militar General Edson Ramalho foi secretário das Finanças durante o governo de Pedro Gondim assim que o então governador assumiu o Governo do Estado em 1961, o General Edson Ramalho ficou à frente da Secretaria de 1 de fevereiro de 1961 a 13 de março de 1963.

Em 12 de setembro de 1965, Edson Ramalho faleceu no estado do Rio de janeiro e seu corpo foi enviado para a capital paraibana onde foi realizado o sepultamento e foi justamente durante esse momento de dor e homenagens que o então governador Pedro Gondim anunciou que o Hospital da Polícia Militar, ainda em construção, receberia o nome Hospital Edson Ramalho. Mas somente em novembro de 1969 que o Hospital foi inaugurado e instituído como Fundação Hospitalar General Edson Ramalho e em 1991 passou a ser administrado pelo Comando da Polícia Militar.

Para o coronel Paulo Almeida da Silva Martins, que desde 2019 ocupa o cargo de Diretor-Geral do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho é um desafio gigantesco estar à frente de uma instituição muito importante para os militares do estado e também para as pessoas de todas as cidades paraibanas que diariamente recorrem à Unidade de Saúde em busca de atendimento. Ele também ressaltou que é motivo de honra e gratidão cumprir essa missão todos os dias.

O Diretor-Geral do HPMGER destacou ainda que tudo é fruto de um esforço conjunto entre todos os colaboradores que fazem parte da família Edson Ramalho, a dedicação individual de cada um contribui no coletivo que tem como um único e grande objetivo ofertar aos pacientes, acompanhantes e familiares o melhor atendimento possível.

Entre os serviços que diariamente são prestados pelo Edson Ramalho está a maternidade, onde mensalmente nascem cerca de 250 bebês, o Hospital também conta com utineo. Além disso, a urgência e emergência recebem todos os dias pessoas vindas de todas as cidades paraibanas.

No começo de novembro o Edson Ramalho passou a integrar a força-tarefa do Governo do Estado que tem o objetivo de zerar a fila de cirurgias eletivas no estado, o Opera Paraíba e é o único Hospital de João Pessoa a fazer parte do programa,  já foram mais de 50 cirurgias de hérnia e vesícula realizadas na Unidade Hospitalar.

Nilber Lucena
DRT: 0004066/PB
Ascom / HPMGER