IBGE: Número de pessoas em isolamento rigoroso diminui em 2,8 milhões no Brasil

A edição semanal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD COVID-19) divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBGE), aponta que o número de pessoas rigorosamente isoladas diminuiu em 2,8 milhões, número que representa a quantidade de pessoas que deixaram de seguir a medida preventiva em combate ao coronavírus.

O número de 44,4 milhões de pessoas em isolamento social passou para 41,6 milhões da segunda para a terceira semana de agosto. No mesmo período, aumentou em 1,9 milhões a quantidade de brasileiros que reduziram o contato, mas que continuaram saindo ou recebendo visitas.

(Gráfico da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão , IBGE)

De acordo com Maria Lúcia Vieira, coordenadora da pesquisa do IBGE, os dados apontam uma flexibilização do isolamento por parte da população, uma vez que a pesquisa também estimou que 4,5 milhões da população não fez restrição na semana de 16 a 22 de agosto, no entanto, o número representa estabilidade em relação à semana anterior.

“De alguma forma, as pessoas estão flexibilizando as medidas de isolamento social, uma vez que aumenta o percentual de pessoas que estão tendo medidas menos restritivas e diminui o percentual daquelas que aplicam medidas mais restritivas de isolamento“, explica Maria Lúcia.

A quantidade de pessoas que respeitaram a medida de isolamento ficou estável na terceira semana de agosto com o registro de 87,6 milhões de brasileiros que saíram apenas por necessidade básica. Da primeira para a segunda semana de agosto, 2,9 milhões de pessoas a mais afirmaram ter reduzido o contato, embora continuassem saindo ou recebendo visitas.

Diário da Paraíba.