No Banner to display

CMJP realiza sessão especial alusiva ao Dia do Oficial da Reserva

O Dia do Oficial da Reserva da 2ª classe (R/2) é comemorado no dia 4 de novembro, em todo o Brasil. Pensando nisso, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial, na tarde desta segunda-feira (4), para celebrar a data e conceder homenagem ao representante da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro no Estado da Paraíba.

As homenagens e a solenidade foram propostas pelo vereador Humberto Pontes (Avante). A data comemorativa reuniu no Poder Legislativo Municipal vários oficiais R/2, que não estão mais na ativa, e militares que ainda continuam nas fileiras do Exército Brasileiro.

Para ingressar no curso e chegar a R/2, o candidato, antes, precisa se submeter a um processo de seleção: deve estar matriculado em curso de ensino superior no ano do alistamento militar e atender aos requisitos físicos estabelecidos pelo Exército. Sendo classificado, o candidato passa a ser chamado de aluno e, em sua formação, é submetido a treinamentos, com aulas teóricas e práticas que visam a desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e atributos da área atitudinal (relacionado com atitude, comportamento, modo de agir, etc.).

No final do curso, os alunos são declarados aspirantes a Oficial da Reserva e ingressam nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Após a preparação, eles preencherem vagas em Organizações Militares (OM) nos cargos relacionados com as áreas de formação, que podem ser Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, além do vereador Humberto Pontes, estavam os vereadores Lucas de Brito (PV), Marcos Henriques (PT) e Carlão (DC); o presidente e o vice-presidente da Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército Brasileiro no Estado da Paraíba, tenentes Luiz Carlos Pedroza e João Lopes, respectivamente; representando o 1º Grupamento de Engenharia e Construção, coronéis Sandro Valério, Cleber de Oliveira (assessor institucional) e Carlos Alberto (assessor parlamentar); representando o Comando Geral da Polícia Militar, coronéis Lívio e Jarlon Cabral; o coronel da PM Lívio Sérgio Delgado; e o deputado federal Julian Lemos (PSL).

Para Humberto Pontes, a data é muito importante, pois “tem o objetivo de homenagear grandes guerreiros do nosso país, que, até hoje, dedicam suas vidas para defender sua pátria e seu povo”. O parlamentar ressaltou que os oficiais da Reserva serviram com muito orgulho ao Exército Brasileiro e aprenderam conceitos como organização, planejamento, ordem e disciplina. Ele destacou ainda que a iniciativa de criar os órgãos de formação de oficiais da Reserva foi do tenente-coronel Luís de Araújo Correia Lima, Patrono da Reserva Brasileira.

O vereador Lucas de Brito disse que o Exército é uma instituição de credibilidade, um braço forte e uma mão amiga, como os quais todos os brasileiros podem sempre contar. Na ocasião, ele destacou algumas ações importantes do Exército, como a duplicação das rodovias 230 e 101, o combate à criminalidade nas fronteiras e as operações para tentar acabar com o mosquito aedes aegypti.

Parlamentar homenageia presidente de Associação

Durante a sessão, o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército Brasileiro no Estado da Paraíba, tenente Pedroza, recebeu o Certificado de Apreciação do vereador Humberto Pontes, pelos relevantes serviços prestados pela entidade. Na tribuna, o homenageado comentou sobre a história e o surgimento dos oficiais da Reserva no País, e lembrou da trajetória de vida e idealizações do tenente-coronel e patrono dos reservistas Luís de Araújo Correia e Lima.

O coronel Jarlon disse que o R/2 tem um papel de grande relevância, tanto nas missões militares quanto na sociedade brasileira. O coronel PM Lívio Sérgio Delgado, que já foi oficial da reserva, destacou a organização e trabalho desenvolvido pela Associação dos Oficiais da Reserva na Paraíba.  Na opinião dele, os R/2, como são denominados, ajudam na formação do caráter e da personalidade dos militares que passam pelos cursos de formação e preparação do CPOR e NPOR.

Secom-CMJP

Compartilhe:

No Banner to display


Deixe o seu comentário