João Pessoa começa a vacinar adolescentes sem comorbidades neste sábado (18), diz secretário
João Pessoa vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades a partir deste sábado (18), conforme informações do secretário de saúde da cidade, Fábio Rocha. A decisão desobedece a recomendação do Ministério da Saúde, que voltou atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação é que não seja feita a vacinação deste grupo.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante aplicado neste público vai ser o da Pfizer, conforme recomenda o Ministério da Saúde para o grupo. Os horários e pontos de vacinação ainda não foram divulgados.
O secretário explica que a decisão foi tomada junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), por isso, espera que vacinação deste público seja ampliada para a Paraíba inteira. Ele explica que a imunização deste grupo já deveria ter sido iniciada na capital, já que João Pessoa está cumprindo com as classificações e prazos estabelecidos.
Fábio Rocha também disse que acredita que o Ministério da Saúde deve voltar atrás da decisão de tirar adolescentes sem comorbidades da lista de vacinação contra a Covid-19.
O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo.
Outra crítica feita por Queiroga foi de que estados e municípios também teriam aplicado vacinas não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Conforme a nota divulgada pelo ministério, a vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos:
*adolescentes com deficiência permanente;
*adolescentes com comorbidades;
*e adolescentes que estejam privados de liberdade.
A recomendação anterior da pasta era de que a vacinação para esses adolescentes poderia ser a partir do dia 15 de setembro.
Diário da PB com G1PB