Cerca de 250 alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago Rangel, no Bairro José Américo, em João Pessoa, mergulharam, por meio de uma gincana, no universo e legado musical do “Rei do Ritmo”, o paraibano Jackson do Pandeiro, que conquistou o Brasil e chegaria ao seu centenário de nascimento neste sábado (31).
Com uma série de provas práticas, dinâmicas e artísticas, com base em pesquisa e estudos, alunos de nove turmas integrais dos ensinos fundamental e médio da unidade de ensino reverenciaram a obra e a trajetória de vida de Jackson do Padeiro com provas de cordéis, de desenhos, de danças rítmicas, do teatro, de cover, e das interpretações musicais do artista, que imortalizou as clássicas ‘Sebastiana’; ‘Canto da Ema’ e ‘Chiclete com Banana’.
Mais do que homenagear o centenário do artista, que universalizou a cultura regional e inseriu a identidade da Paraíba e do Nordeste no mapa do Brasil, a gincana teve um papel pedagógico e, ao mesmo tempo, de resgate ao apresentar a obra de Jackson para uma geração nascida no século 21 e contagiada por outros ritmos.
“A equipe de coordenadores de área da escola decidiu que uma gincana cultural seria a forma mais envolvente, do ponto de vista pedagógico, para internalizar a riqueza da obra de Jackson do Pandeiro junto aos alunos. A participação efetiva das nove turmas da escola durante as provas mostrou que havíamos acertado”, comentou a professora de Sociologia Acsia Lino de Alencar.
Diário da Paraíba com Secom-PB