Minas Gerais sobe e Bahia despenca em ranking de competitividade
A Bahia perdeu sete posições no Ranking de Competividade dos Estados, que teve nova edição divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado aparece na 24ª posição, quando no ano passado estava em 17º.
Ao Estado de S. Paulo, Lucas Cepede, gerente de competitividade do CLP, avaliou que a Bahia teve quedas expressivas nos quesitos de capital humano, eficiência da máquina pública, inovação e sustentabilidade ambiental.
A Bahia é o pior estado do Nordeste no ranking. Os únicos três estados abaixo da Bahia na lista são do Norte do país: Roraima, Amapá e Acre.
O ranking desse ano mostra São Paulo ampliando sua diferença na liderança. O ranking leva em conta 99 indicadores ligados a infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.
Os 11 primeiros estados no ranking são os mais ricos do país. Depois de São Paulo, aparecem Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. Fecha o top 5 o Rio Grande do Sul. O estado do Nordeste melhor colocado é o Ceará (12º), seguido da Paraíba (13º). O ranking é feito anualmente pelo CLP.
VEJA O RANKING:
1) São Paulo
2) Santa Catarina
3) Paraná
4) DF
5) Rio Grande do Sul
6) Minas Gerais
7) Goiás
8) Mato Grasso
9) Mato Grosso do Sul
10) Espírito Santo
11) Rio de Janeiro
12) Ceará
13) Paraíba
14) Amazonas
15) Tocantins
16) Pernambuco
17) Alagoas
18) Rondônia
19) Sergipe
20) Pará
21) Maranhão
22) Piauí
23) Rio Grande do Norte
24) Bahia
25 ) Roraima
26) Amapá
27) Acre
Correio da Bahia