Na era do 5G, João Pessoa é a penúltima capital brasileira no ranking de acesso de celulares ao 4G

A rede 5G chegou ao Brasil em 2022 e tem sido difundida gradualmente até o momento. No dia 6 de junho de 2022, o Ministério das Comunicações anunciou que todas as capitais brasileiras haviam finalmente implantado a nova tecnologia — faltando ainda municípios menores.

Segundo informações da CNN Brasil, enquanto isso, o 4G, que cobre 97% da população, ainda não está disponível em celulares das principais cidades nordestinas. Em contrapartida, nenhuma capital brasileira está entre os 50 municípios com mais aparelhos que acessam o 4G.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, feito pelo Centro de Liderança Política (CLP), João Pessoa é a penúltima colocada entre as capitais brasileiras no ranking de acesso ao 4G, ficando atrás apenas de São Luís, no Maranhão.

De forma geral, as cidades do Nordeste são maioria nas posições mais baixas do ranking. Dos 100 municípios que têm menos celulares com acesso ao 4G, 58 são nordestinos. Outros 18 são do Sudeste, 10 do Norte, oito do Sul e seis do Centro-Oeste.

No topo da lista, entre as 100 cidades que têm mais dispositivos com acesso ao 4G, 55 são do Sudeste. Outras 25 são do Sul; 15 do Centro-Oeste e quatro do Norte. Há apenas um município do Nordeste entre os 100 primeiros: Luís Eduardo Magalhães (BA) em 61º posição.

CNN Brasil