Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto na Igreja do Rosário

Os moradores de Jaguaribe e bairros vizinhos, em João Pessoa, vão poder conferir um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, com a execução de músicas eruditas e populares. O 9º Concerto Oficial da Temporada 2019 da OSPB será realizado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nesta quinta-feira (24), às 20h, com entrada gratuita.

O concerto faz parte do ‘OSPB nos Bairros’, um programa cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e da programação comemorativa aos 90 anos da Paróquia Nossa senhora do Rosário, erguida em 1929 no Bairro de Jaguaribe e entregue aos cuidados dos frades franciscanos.

A apresentação terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação da flautista Mirna Hipólito como solista. No início do concerto, o público que for à Igreja do Rosário vai conferir a execução ‘The Pirates of Pezance – Abertura’, do compositor inglês Arthur Sullivan. Em seguida, será a vez do ‘Concerto para flauta Op. 10, n. 03, em Ré Maior, RV 428 – O Pintassilgo’, do italiano Antonio Vivaldi, com a participação da solista Mirna Hipólito.

A música ‘Danças Húngaras 5 e 6’, de autoria do alemão Johannes Brahms, com orquestração de Albert Parlow, vem logo depois. O concerto continua com a ‘Marcha Radetzky’, do compositor austríaco Johann Strauss, e ‘Seleção West Side Story’, obra do músico norte-americano Leonard Bernstein, com arranjo de Frederick Müller.

Para encerrar, os músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba vão executar um repertório brasileiro, incluindo duas músicas do pernambucano Maestro Duda, que são ‘Suíte Nordestina (Baião, Seresta, Maracatu e Frevo)’ e ‘Melhor dos Xotes’; uma composição do também pernambucano Felinho, “Formigão” (arranjo do Maestro Duda), e uma do gaúcho Cyro Pereira, a ‘Só Sambas’.

O pároco da Igreja do Rosário, Frei José Teixeira, pertencente à Ordem dos Frades Menores, lembrou que a igreja sempre buscou ensinar o valor da música nas celebrações, como meio de elevar a alma e os sentidos dos fiéis. “A orquestra, por sua vez, tem o encanto de nos manter presentes por inteiro, observando cada gesto e ouvindo cada nota; e em um mundo tão agitado, com tantas distrações, ela vem nos manter com olhar fixo, proporcionando presença real e total”, observou.

“Nós vamos abrir as portas de nossa paróquia, que completa seus 90 anos, como uma forma de proporcionar à comunidade um presente tão rico, de valor inestimável, que é a boa música. Esperamos por todos para celebrar, junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba, nosso jubileu”, convidou.

O maestro Luiz Carlos Durier destacou a alegria de levar a orquestra para os bairros. “Nós observamos a emoção e os relatos da população quando a gente vai até aos bairros e pretendemos fazer isso sempre, porque nós achamos que é muito importante estar perto do povo. E as igrejas são locais excepcionais, porque já têm um ambiente como sala de concerto, as pessoas assistem e participam confortavelmente sentadas, tem uma acústica que favorece bastante e é um local onde as pessoas vão, de fato, para apreciar a música”.

“Nós estamos cumprindo uma função social e artística, levando música de concerto aos bairros, indo de encontro à população de fato. Estamos muito ansiosos para este concerto na Igreja do Rosário, em João Pessoa, que é uma igreja muito bonita, e que fica em um bairro muito importante da capital, que é o Bairro de Jaguaribe”, finalizou.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação:

[email protected]